Unidade de Saúde da Família no bairro Novo Horizonte
Uma enquete realizada na página do Facebook do "Programa do Erlan", que vai ar de segunda à sexta, a partir das 11h15, na Rádio Cultura AM de Lavras, no Sul de Minas, mostra o que a população sente sobre a rede municipal de saúde pública da cidade que é comandada pelo prefeito José Cherem (PSD), que é médico.
Com a pergunta "Como você avalia a qualidade do serviço de saúde pública municipal?", 85% (257 votos) dos internautas votantes classificaram como ruim. Apenas 15% (45 votos) classificaram como boa.
Em conversa com a redação do Blog O Corvo-Veloz, Erlandson Araújo Andrade, que exerce a cidadania por meio das redes sociais em Lavras com o canal no Facebook (http://www.facebook.com/programadoerlan/) e que hoje também comanda o programa com seu nome na rádio da cidade, o resultado da pesquisa se deve a uma insatisfação constante diante da atual situação da saúde pública na cidade.
"A maior reclamação é o descumprimento da Portaria 1820 do Ministério da Saúde que dá ao paciente o direito ao acompanhante e a direção da UPA tem negado este direito. Todo paciente tem direito e muitas vezes na situação que ele se encontra, ele muitas vezes não consegue expressar a situação e essa garantia do acompanhante também é uma forma de dar transparência ao atendimento", destaca Erlandson Araújo, sobre uma das maiores reclamações de quem se dirige a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Ela ressalta ainda que "uma outra grande reclamação é em relação a demora na disponibilização de exames e cirurgias. Tem uma demanda muito grande da população que está parada"
Comentários