Pular para o conteúdo principal

GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS DA UFLA É DESTAQUE EM 'MINAS FAZ CIÊNCIA'


'Minas faz Ciência', publicação jornalística científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) tem realizado uma série de reportagens sobre pesquisas de excelência de Minas Gerais. 

Nesta segunda-feira, 11, o destaque foi sobre o trabalho realizado pelos cientistas em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGM) da UFLA foi qualificado com 7, a nota máxima, consolidando o status de excelência internacional em pesquisa e ensino.

As linhas de pesquisas do programa, que nasceu em 1986, são Citogenética Vegetal, Genética Molecular e de Fitopatógenos, Genética e Melhoramento de Plantas Anuais de Importância Econômica e Genética Quantitativa Aplicada ao Melhoramento de Plantas.

“Quando se fala em ciência de qualidade muitos imaginam que para isto é necessário altos investimentos e laboratórios de última geração. Porém, é preciso ética, integridade, grupos de docentes e pesquisadores comprometidos e estudantes dedicados na condução dos seus projetos de pesquisa. Precisamos ter em mente que o progresso da ciência está, principalmente, nos pontos positivos que a pesquisa possa oferecer a sociedade”, destacou Flávia Gonçalves, coordenadora do PPGGM da UFLA.

Segundo o professor Magno Ramalho, desde o início do programa há grande interação com empresas públicas e privadas visando à realização de pesquisa conjunta. 

“Algumas pesquisas são de interesse das empresas, mas que dificilmente poderiam ser feitas sem a participação da UFLA. Estou convicto que com essas parcerias todos ganham”, diz. 

A coordenadora Flávia Gonçalves também destaca que um ponto forte da pós-graduação é o trabalho conjunto com as empresas públicas – como Embrapa e Epamig – e as privadas – produtoras de sementes e do ramo florestal. 

“Com o passar dos anos se percebe uma redução significativa nos recursos financeiros destinados à pesquisa no Brasil. Desse modo, temos que equacionar os recursos e os equipamentos existentes nos laboratórios e áreas experimentais para que as pesquisas possam ser realizadas com eficiência”.

Minas Faz Ciência
Minas Faz Ciência é o projeto de divulgação científica mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Criado em 1998, começou com uma série de vídeos produzidos em parceria com a Rede Minas. Os próximos passos foram a criação da revista Minas Faz Ciência, de periodicidade trimestral e distribuição gratuita, de um ciclo de palestras mensal e de uma página na internet.

O projeto Minas Faz Ciência é realizado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fapemig e pela equipe de jornalistas bolsistas do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT). 

Além de produzir material para diferentes plataformas e com engajamento da público, em perspectiva transmídias, a grupo propõe-se a refletir sobre o jornalismo científico e o modo de produção vigente. Também somos, assim, um grupo de estudos interessado em contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da área.

Confira aqui a matéria completa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...