Pular para o conteúdo principal

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA FAZ MAIS DE 120 MIL AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO EM 2018

As ações foram realizadas em todo o estado e emitidos 5.644 Autos de Infração

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) emitiu 5.644 autos de infração (AINs) resultantes das 121.500 ações de fiscalização realizadas em 2018. As ações se concentraram em obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural em todo o estado de Minas Gerais. 

As principais irregularidades encontradas foram a falta de registro de Pessoa Jurídica no Crea, com 2235 autuações, Pessoa Física que não contratou profissional habilitado para exercer atividade técnica, com 1135, e a falta de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por obra e serviço, com o registro de 867 AINs.

Os números são explicados pela adoção de metodologias mais inovadoras, além da celebração de convênios para intercâmbio de dados. Uma dessas medidas foi a realização de blitze de fiscalização. 

No ano passado, o Crea-MG passou a contar com essas ações que envolvem uma logística diferenciada e o uso de um maior número de agentes, o que lhes confere agilidade, proatividade e impessoalidade. 

Além disso, as particularidades de cada região foram valorizadas pela adoção desse modelo que conta com a participação efetiva dos inspetores no planejamento. “Os inspetores conhecem a realidade local e, por isso, tornam as ações mais assertivas”, detalha o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges.

Para a diretora Técnica e de Fiscalização, engenheira civil e de Segurança do Trabalho Graça Lage, a metodologia de trabalho e o comprometimento da equipe são fatores essenciais para o alcance dos resultados. 

“A fiscalização é um instrumento para garantir profissionais capacitados e legalmente habilitados à sociedade, com qualidade e ética. O envolvimento de todos garante o bom êxito da fiscalização, que é a nossa finalidade, e, assim, conseguimos um maior reconhecimento da sociedade, bem como das empresas e profissionais”, afirma Graça.

O Crea-MG fiscaliza o exercício e a atividade da engenharia e agronomia com o intuito de assegurar à sociedade a prestação de serviços por profissionais habilitados. 

“A fiscalização evita um ambiente de concorrência desleal e predatória, já que há um custo envolvido para o profissional se manter regularmente habilitado e tem sido, cada vez mais, necessário buscar uma qualificação constante para dar conta dos desafios contemporâneos”, observa Lucio Borges. 

A fiscalização do Conselho verifica, principalmente, o registro - que é o processo de concessão de atribuições a profissionais diplomados por escolas, faculdades oficiais ou reconhecidas - a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – que é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea​ – e o Livro de Ordem - memória escrita de todas as atividades dos responsáveis técnicos relacionadas à obra ou serviço. 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...