Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DESENVOLVERÁ PROJETOS CONJUNTOS COM O SISTEM SisDIA


A Diretoria Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, no último dia 20, representantes do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA) do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, para discutir projetos conjuntos. A reunião foi presidida pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

No encontro, ficou decidido que as iniciativas deverão atender os interesses da defesa e, ao mesmo tempo, possuir aplicações tecnológicas industriais e de consumo. A cooperação será formalizada por meio de um protocolo de intenções, que já está em elaboração.

As áreas e linhas de pesquisa aplicáveis a projetos de desenvolvimento de produtos de defesa de curto e médio prazo do SisDIA incluem, entre outras, Sistemas Autônomos; Defesa Química e Biológica; Segurança da Informação e Computação de Alto Desempenho.

Estiveram presentes na reunião o coordenador geral do Escritório Regional Belo Horizonte do SisDIA, general Rômulo Bini; o coronel EB R1 Roger Matta; o coronel EB R1 Nilo Barros e o coronel EB R1 Samuel da Silva. A UFLA foi representada pela Diretoria Executiva, pela Pró-reitoria de Pesquisa e por docentes de diferentes departamentos. 

Após a reunião na Reitoria, foi realizada uma apresentação do SisDIA para a comunidade acadêmica da UFLA, no anfiteatro da InovaCafé. 

O general Rômulo Bini e sua equipe explicaram as potenciais aplicações da iniciativa, que tem como principal objetivo desenvolver pesquisas, produtos e tecnologias de mútuo interesse. 

Em breve, os pesquisadores presentes devem apresentar à equipe do SisDIA um compliado de propostas de projetos com potencial para desenvolvimento conjunto.

Sobre o SisDIA
O SisDIA é um programa de abrangência nacional, coordenado pelo Exército brasileiro com o objetivo de financiar o desenvolvimento de novas tecnologias a partir de relações entre universidades, empresas e governo.

O Exército atua no SisDIA de diferentes formas: fomentando ações, oferecendo recursos humanos e capacitação, realizando prospecção tecnológica e figurando como potencial comprador dos sistemas e produtos desenvolvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...