Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS BUSCA MUDANÇA DE CATEGORIA PARA O AEROPORTO BRIGADEIRO CABRAL


Após assinar contrato com a Infraero, a Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, busca uma nova certificação do Aeroporto Brigadeiro Cabral junto a Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC). O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB), vai a Brasília nos próximos dias para intermediar a mudança de categoria do aeroporto do município.

O processo de certificação operacional de aeroportos é uma avaliação da infraestrutura do aeroporto e da sua capacidade de operar.

A certificação de um aeroporto define as especificações operativas (EO) do aeródromo, ou seja, os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber, e atesta a capacidade do operador de aeródromo de cumprir os regulamentos técnicos da ANAC relativos à segurança operacional e resposta à emergência aeroportuária, comprovada por meio do Manual de Operações do Aeródromo (MOPS) aprovado pela ANAC. 

A certificação de um aeroporto define as especificações, ou seja, os tipos de operações aéreas que está autorizado a receber. Em Divinópolis, a categoria 1A e vai buscar a categoria 3C para aviões maiores com até 146 passageiros poderiam descer no aeroporto. Caso consiga o certificado, aeronaves como o E190, da Embraer, ou o B737, da Boeing poderia pousar na pista do Brigadeiro Cabral.

“Estamos empenhados em conseguir o certificado. Com a Infraero administração o aeroporto é um ponto positivo para mudança de categoria. Vamos em Brasília buscar apoio para essa mudança”, afirmou o prefeito, que está agendando uma visita nos próximos dias a Brasília. 

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, assinou na semana passada o contrato com a Infraero. A empresa pública fará a gestão e operação do Aeroporto Brigadeiro Cabral nos próximos 12 meses, prorrogável por mais 60. 

A Infraero será responsável pela gestão do aeroporto, incluindo os serviços Agentes de Proteção de Aviação Civil (Apac), fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e taxiways durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros. 

A Prefeitura de Divinópolis será responsável pelos serviços de limpeza e conservação, vigilância e manutenção, bem como, os serviços de água, luz e telefonia e demais investimentos necessários.

O terminal de passageiros do Brigadeiro Cabral conta com 220 m², já o pátio de aeronaves dispõe de 21 mil m². A pista de pousos e decolagens conta com 1.540 m x 30 m; a taxiway A tem 150 m x 22,5 m, e a taxiway B com 220 m x 22,5 m

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.