Pular para o conteúdo principal

PROFESSORAS DA UFLA PARTICIPAM DA ORGANIZAÇÃO DE LIVRO QUE ABORDA CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS

Publicação em inglês, que também reune pesquisadores da EPAMIG, fala de inimigos naturais das pragas em agroecossistemas neotropicais

O livro “Natural enemies of insect pests in Neotropical agroecosystems” (“Inimigos naturais de pragas de insetos em agroecossistemas neotropicais”, em livre tradução) é uma das mais recentes publicações sobre controle biológico e biodiversidade funcional nas Américas Central e do Sul. O livro é uma organização das professoras da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Brígida Souza e Rosângela Marucci, e do professor da Central University of Las Villas, em Cuba, Luis Vázquez.

O livro apresenta uma série de aspectos relacionados à conservação e aumento de inimigos naturais de pragas. Na parte 1 são abordados os diferentes tipos de vegetação e mudanças climáticas e sua relação com o controle biológico. Já na parte 2 são discutidos temas como a bioecologia de grupos de insetos usados ​​no controle biológico na América Latina.

A parte 3 é dedicada à produção em massa de inimigos naturais, enquanto a parte 4 descreve como esses insetos são usados ​​para controlar pragas em algumas culturas. Por fim, a parte 5 relata experiências latino-americanas de integração de produtos biológicos em programas de manejo de pragas.

No total, a publicação reúne 42 capítulos divididos em mais de 500 páginas (para acessar o sumário completo, clique aqui). Entre os capítulos, a pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Sudeste, Madelaine Venzon, escreve sobre o uso de plantas espontâneas para controle biológico conservativo. Em seu capítulo, a pesquisadora traz uma parte teórica e outra com estudos de caso sobre como usar as plantas não cultivadas (mato) para atrair e manter inimigos naturais nas plantações.

“A técnica, chamada de controle biológico conservativo, consiste em usar plantas preferencialmente nativas para fornecer pólen, néctar, abrigo, enfim, tudo que é necessário para atrair e aumentar as populações de inimigos naturais”, destaca Madelaine.


Inseto para combate de pragas

Outros três pesquisadores das EPAMIG, locados na unidade Sul, também têm capítulos publicados no livro. Lívia Carvalho escreve sobre plantas ornamentais, cada vez mais em alta em países da América Latina. Paulo Reis aborda os ácaros predadores para controle biológico de ácaros fitófagos, pragas que atacam diversas culturas. Por sua vez, Lenira Santa-Cecília escreve sobre o controle de pragas em culturas de frutas.

O livro pode ser adquirido em versão impressa ou ebook. Também há possibilidade de aquisição de capítulos separados. Para mais informações, basta acessar a página do livro no site da Springer Editora.

com assessoria da EPAMIG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...