Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIFEI MELHORA QUALIDADE DE VIDA DE MORADORES DA ZONA RURAL DE ITAJUBÁ

Esgoto a céu aberto no bairro Pessegueiro

Além do seu importante papel nas áreas de ensino e pesquisa, a universidade precisa assumir seu papel como transformadora da sociedade a sua volta. E uma reconhecida forma de as universidades causarem impacto social é por meio dos projetos de extensão. Na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), esses projetos são registrados e apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Um projeto de parceria entre Instituto de Recursos Naturais (IRN) da UNIFEI; a Arquidiocese de Pouso Alegre, por meio da Paróquia São José Operário (PSJO), de Itajubá, e a Associação dos Moradores do Bairro Pessegueiro (AMBP) está levando qualidade de vida a uma população de mais de 300 moradores do bairro rural localizado entre Itajubá e Piranguinho.

Clorador de pastilhas instalado em algumas casas do bairro Pessegueiro

Intitulado “Águas do Pessegueiro”, o projeto está relacionado com a Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema foi “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e o lema, “Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2,15)”. A Arquidiocese de Pouso Alegre contribuiu financeiramente com o projeto, através do Fundo de Solidariedade, composto por doações financeiras de fiéis católicos durante o período da Quaresma, como um gesto concreto da CF.

Segundo a professora Ana Lúcia Fonseca, do IRN, coordenadora do projeto, a maioria das residências do bairro são atendidas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), no entanto algumas casas e setores do bairro utilizam água de outras fontes, como poços, cisternas e nascentes. E mesmo onde a água tratada está disponível, cisternas e poços ainda são utilizados. Essa situação exige um cuidado especial com a qualidade bacteriológica dessas fontes de água utilizadas para abastecimento do público local.

Na análise das amostras, a equipe do projeto encontrou níveis inaceitáveis de coliformes totais e fecais em alguns pontos, causados principalmente pela existência de esgoto doméstico a céu aberto. Como ação imediata, foram adotadas três medidas emergenciais: conscientização dos moradores, doação de filtros de barro e instalação de cloradores de pastilhas. A cloração é um processo comum de desinfecção de água potável. Testes mostraram que a contaminação por coliformes totais no bairro caiu a zero após a instalação dos cloradores.

De acordo com Ana Lúcia, outras ações estão em fase de desenvolvimento, como a instalação de um tanque de evapotranspiração, o círculo de bananeiras e a rede de esgoto e sua extensão até o Rio Sapucaí.

Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido com apoio financeiro da UNIFEI através do edital para financiamento de projetos de extensão social e cultural da PROEX. Na atual fase, a equipe deve realizar a elaboração de um projeto de Estação de Tratamento de Esgotos Domésticos na região central e implantação de sistemas descentralizadores em duas residências no bairro Pessegueiro.

Localização do bairro Pessegueiro


Participantes
Além da coordenadora, professora Ana Lúcia, participaram do projeto, pelo IRN, as professoras Herlane Costa Calheiros, Márcia Viana Lisboa Martins e Nívea Adriana Dias Pons e os servidores técnico-administrativos Alexandre Germano Marciano, André Luiz Vieira Barouch e Paulo Sérgio Marques, além de Giovanna Santana e alunos do PET Engenharia Ambiental.

Os mestrandos envolvidos no projeto foram os seguintes: do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH), Ana Flávia Martins Monteiro, Ana Letícia Campos Yamamoto, Camila Mendes dos Santos, Igor Crabi de Freitas, Rafael Arcanjo de Oliveira Filho, Ana Luiza de Souza Marcondes, Gabriel de Oliveira Machado, Hellen Luisa de Castro e Silva, Pedro Marcelo de Moraes Mendonça e Poliana Marcela da Silva, e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (DTecS), Padre Thiago de Oliveira Raymundo, então vigário paroquial da PSJO, em Itajubá, e que atuou também como representante da Arquidiocese de Pouso Alegre.

da assessoria da UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...