Pular para o conteúdo principal

UFLA HOMENAGEIA EX-ALUNOS COM AÇÕES VIRTUAIS


Diversas gerações esperam se reunir, a cada cinco anos, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), para a comemoração do Jubileu de Ouro e Prata e o jantar do ex-aluno. Mas, neste ano, esse encontro presencial não foi possível devido à pandemia do Covid-19.

Na tentativa de amenizar essa perda, a Universidade tem realizado ações remotas em uma semana especial dedicada aos egressos. Uma delas tem sido divulgar depoimentos de ex-alunos que estão completando o Jubileu de Ouro e Prata, na editoria “Embaixadores” no Facebook oficial da UFLA, no site dos 112 anos da UFLA e na Rádio Universitária, como uma forma de homenagear todos que fizeram parte da sua história. As solenidades tradicionais serão realizadas posteriormente, quando houver a indicação de segurança para realização de eventos com grandes aglomerações.

Um dos ex-alunos da UFLA que comemoram neste ano o Jubileu de Ouro, ou seja, 50 anos de formado, é o professor Magno Antônio Patto Ramalho (do Departamento de Biologia). A sua história na UFLA começou em 1967, quando se tornou estudante de Agronomia, e em 1971 ingressou como professor.

Aos 72 anos, o professor, natural da vizinha cidade de Ribeirão Vermelho, resume a sua vida profissional como “superação de expectativas”. Para ele, por maiores que tenham sido os seus sonhos quando jovem, tudo o que ocorreu em sua vida foi ainda melhor. “Grande parte desses fatos, que marcaram a minha existência, ocorreram graças a ESAL/UFLA. Quando iniciei o curso de Agronomia, não imaginava ser professor. A mudança ocorreu a partir do segundo ano da graduação. O professor da disciplina de Genética à época, certo dia perguntou-me se não gostaria de ficar no seu lugar, pois estava saindo da ESAL”.

O segredo para manter-se satisfeito por tanto tempo na profissão era o estímulo a cada dia em sempre recomeçar com novos desafios. “Não existe rotina nas atividades do professor/ pesquisador. Tudo se renova constantemente, com os estudantes e também na pesquisa, basta querer. Enfim, os 50 anos passaram e nem percebi, parece que foi ontem mesmo”, conclui.

Nesse percurso recebeu diversas homenagens e honrarias pelas contribuições que deu ao ensino, à pesquisa e à extensão. Além das muitas distinções oficiais, o professor recebe com frequência um reconhecimento ainda mais valioso para ele: o agradecimento que vem dos estudantes. A atuação profissional de Magno na pesquisa fica marcada pelos estudos voltados ao melhoramento do feijão, desenvolvidos desde a graduação e geradores de motivação profissional. Se o aumento da produtividade do feijão no Brasil ao longo do tempo teve impactos sociais e econômicos importantes, faz parte do percurso a contribuição desse professor que formou centenas de melhoristas.

Para os próximos anos, o professor é enfático em dizer que “depois de ter vivido tão intensamente, confesso que não tenho muitas expectativas. O que desejo é viver intensamente cada momento, sem se preocupar com o amanhã. Basta viver bem hoje é o suficiente”.

Sobre não poder encontrar fisicamente, neste ano, os seus colegas de ESAL, o professor diz: “Rever os colegas, lembrar dos inúmeros 'causos' e discutir como foram os últimos cinco anos na vida em família e na profissão de cada um é ótimo. A pandemia impediu que o nosso encontro tão esperado dos 50 anos ocorresse na data planejada. Contudo, um problema dessa magnitude não pode e não deve ser desconsiderado. Tenho certeza que iremos nos encontrar em outra oportunidade. Será apenas um adiamento”.

Clique aqui e confira os homenageados,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...