Pular para o conteúdo principal

FESTA DO MAROLO É OFICIALMENTE DECLARADA PATRIMÔNIO IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE PARAGUAÇU


No dia 24 de novembro de 2020, o prefeito  José Tiburcio do Prado Neto homologou o Registro do Bem Imaterial “Festa do Marolo”, por meio do Decreto Municipal n° 133/2020. A Festa do Marolo, evento que se tornou tradicional no município de Paraguaçu, no Sul de Minas, foi um dos resultados obtidos a partir da criação do projeto “Marolo: um fruto, várias ideias!”, que aconteceu no decorrer do ano de 2008.

A apresentação da proposta de realização da festa foi feita em dois momentos no ano de 2009, nos meses de maio e novembro, quando o assunto obteve apoio do Departamento Municipal de Agricultura, que contava, naquele ano, em sua coordenação, com Marlon José Tomé, que se encarregou de envolver os demais setores e secretarias municipais.

Os objetivos a serem atingidos com a movimentação da Festa do Marolo seriam: ampliação de conhecimento sobre a fruta pelos produtores rurais, vendedores, culinaristas, estudantes e a sociedade em geral; reconhecimento da relevância do fruto marolo em nossa economia, gastronomia e história, destacando os aspectos socioeconômicos e culturais relacionados a ele; conservação e incentivo ao cultivo do maroleiro, a fim de resgatar o plantio e coleta no Cerrado, contribuindo, assim, com a preservação do meio ambiente; demonstração do potencial de geração de renda aos produtores rurais e empreendedores ligados à fabricação de produtos a base de marolo, sendo eles mais um fator agregador de trabalho ao município e de fomento ao turismo, transformando o evento em um atrativo cultural e turístico paraguaçuense.

A 1ª Festa do Marolo ocorreu no período de 30 de abril a 02 de maio de 2010, realizada em parceria com a Prefeitura do Município de Paraguaçu, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o Escritório Local da EMATER-MG e o Projeto “Marolo: Um fruto, várias ideias”, tendo como finalidade englobar vários setores da comunidade paraguaçuense, pela promoção de atividades educacionais, esportivas, gastronômicas, ambientais, culturais, técnicas e de lazer.

A Festa do Marolo de Paraguaçu, atualmente, é composta pelos seguintes eventos: Eventos Educacionais, conduzidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, envolvendo todas as escolas do município; Eventos Esportivos – caminhada e passeio de bike, organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e parceiros; Concurso de Culinária com Marolo, coordenado pela Prefeitura do Município de Paraguaçu, Associação Terra do Marolo e Escritório Local da EMATER-MG; Seminário do Marolo, realizado pelo Escritório Local da EMATER-MG e Associação Terra do Marolo, contando com o apoio da UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas) e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu; Feira Artesanal “Delícias do Marolo” e feira de artesanato, geridas, respectivament, pela Associação Terra do Marolo e Associação Um Amanhã Melhor; Momento Cultural, tendo à frente a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Associação Terra do Marolo; Festival de Música “Marolo de Ouro”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultural e Associação Terra do Marolo; Concerto de Coral “Flor do Maroleiro”, liderado pelo Coral Allegro Cantante e Academia Paraguaçuense de Letras; e, por fim, Visita aos Campos de Marolos, guiada pelo Escritório Local da EMATER-MG e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu.

A realização da primeira Festa do Marolo de Paraguaçu repercutiu em vários outros segmentos como: a fundação da Associação Terra do Marolo no ano de 2011; publicação do livro “Marolo: um fruto, várias ideias!” no ano de 2017; execução do processo de inventario do evento como patrimônio cultural imaterial do município em 2019, finalizado com o registro no ano corrente; e, ainda para este ano de 2020, será publicado o livro: “Marolo: Saberes e Sabores do Cerrado”, que compreenderá todas as receitas apresentadas nos dez anos do Concurso de Culinária com Marolo e relatos de ilustres “maroleiros”, além do livro “Marolo: Nosso Patrimônio” – resultado das atividades realizadas este ano pelas instituições educativas para os Eventos Educacionais.

Atualmente, a Festa do Marolo se encontra na sua décima primeira edição e ocupa um lugar de destaque no calendário de eventos no Sul de Minas Gerais, atraindo turistas de várias regiões do Brasil, com destaque para o interior de São Paulo.

O acontecimento vem proporcionando grande movimento ao município, injetando novos recursos à economia local; incentivando a plantação de marolos; preservando o bioma Cerrado; protegendo o patrimônio cultural e promovendo um incremento na autoestima da comunidade paraguaçuense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...