Pular para o conteúdo principal

FESTA DO MAROLO É OFICIALMENTE DECLARADA PATRIMÔNIO IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE PARAGUAÇU


No dia 24 de novembro de 2020, o prefeito  José Tiburcio do Prado Neto homologou o Registro do Bem Imaterial “Festa do Marolo”, por meio do Decreto Municipal n° 133/2020. A Festa do Marolo, evento que se tornou tradicional no município de Paraguaçu, no Sul de Minas, foi um dos resultados obtidos a partir da criação do projeto “Marolo: um fruto, várias ideias!”, que aconteceu no decorrer do ano de 2008.

A apresentação da proposta de realização da festa foi feita em dois momentos no ano de 2009, nos meses de maio e novembro, quando o assunto obteve apoio do Departamento Municipal de Agricultura, que contava, naquele ano, em sua coordenação, com Marlon José Tomé, que se encarregou de envolver os demais setores e secretarias municipais.

Os objetivos a serem atingidos com a movimentação da Festa do Marolo seriam: ampliação de conhecimento sobre a fruta pelos produtores rurais, vendedores, culinaristas, estudantes e a sociedade em geral; reconhecimento da relevância do fruto marolo em nossa economia, gastronomia e história, destacando os aspectos socioeconômicos e culturais relacionados a ele; conservação e incentivo ao cultivo do maroleiro, a fim de resgatar o plantio e coleta no Cerrado, contribuindo, assim, com a preservação do meio ambiente; demonstração do potencial de geração de renda aos produtores rurais e empreendedores ligados à fabricação de produtos a base de marolo, sendo eles mais um fator agregador de trabalho ao município e de fomento ao turismo, transformando o evento em um atrativo cultural e turístico paraguaçuense.

A 1ª Festa do Marolo ocorreu no período de 30 de abril a 02 de maio de 2010, realizada em parceria com a Prefeitura do Município de Paraguaçu, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o Escritório Local da EMATER-MG e o Projeto “Marolo: Um fruto, várias ideias”, tendo como finalidade englobar vários setores da comunidade paraguaçuense, pela promoção de atividades educacionais, esportivas, gastronômicas, ambientais, culturais, técnicas e de lazer.

A Festa do Marolo de Paraguaçu, atualmente, é composta pelos seguintes eventos: Eventos Educacionais, conduzidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, envolvendo todas as escolas do município; Eventos Esportivos – caminhada e passeio de bike, organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e parceiros; Concurso de Culinária com Marolo, coordenado pela Prefeitura do Município de Paraguaçu, Associação Terra do Marolo e Escritório Local da EMATER-MG; Seminário do Marolo, realizado pelo Escritório Local da EMATER-MG e Associação Terra do Marolo, contando com o apoio da UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas) e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu; Feira Artesanal “Delícias do Marolo” e feira de artesanato, geridas, respectivament, pela Associação Terra do Marolo e Associação Um Amanhã Melhor; Momento Cultural, tendo à frente a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Associação Terra do Marolo; Festival de Música “Marolo de Ouro”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultural e Associação Terra do Marolo; Concerto de Coral “Flor do Maroleiro”, liderado pelo Coral Allegro Cantante e Academia Paraguaçuense de Letras; e, por fim, Visita aos Campos de Marolos, guiada pelo Escritório Local da EMATER-MG e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu.

A realização da primeira Festa do Marolo de Paraguaçu repercutiu em vários outros segmentos como: a fundação da Associação Terra do Marolo no ano de 2011; publicação do livro “Marolo: um fruto, várias ideias!” no ano de 2017; execução do processo de inventario do evento como patrimônio cultural imaterial do município em 2019, finalizado com o registro no ano corrente; e, ainda para este ano de 2020, será publicado o livro: “Marolo: Saberes e Sabores do Cerrado”, que compreenderá todas as receitas apresentadas nos dez anos do Concurso de Culinária com Marolo e relatos de ilustres “maroleiros”, além do livro “Marolo: Nosso Patrimônio” – resultado das atividades realizadas este ano pelas instituições educativas para os Eventos Educacionais.

Atualmente, a Festa do Marolo se encontra na sua décima primeira edição e ocupa um lugar de destaque no calendário de eventos no Sul de Minas Gerais, atraindo turistas de várias regiões do Brasil, com destaque para o interior de São Paulo.

O acontecimento vem proporcionando grande movimento ao município, injetando novos recursos à economia local; incentivando a plantação de marolos; preservando o bioma Cerrado; protegendo o patrimônio cultural e promovendo um incremento na autoestima da comunidade paraguaçuense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...