Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DE ECOSSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO VISITAM O VALE DOS IPÊS


Nos dias 24 e 25 de outubro uma comitiva dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação das cidades mineiras de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis e Ouro Branco estiveram em Lavras. O objetivo da visita foi conhecer o modelo de governança adotado pelo Ecossistema do Vale dos Ipês e sua trajetória no município.

O primeiro encontro foi realizado no Espaço 506, situado no Centro Universitário de Lavras (Unilavras). O grupo foi recebido pelas governanças da Agência rhizoma e da Vertics (Vertical de Indústria, Comércio e Serviços), como também pelo Agente Local de Inovação (ALI) do Ecossistema de Lavras Vinícius Leite.

“É sempre um prazer poder contribuir com outras pessoas, cidades e ecossistemas. Quando ocorre esse tipo de iniciativa, todos saem ganhando, uma vez que a nossa cidade ganha mais visibilidade, e, consequentemente se torna referência, ampliando a visão e rede de contatos de todos os envolvidos, fatores bastante importantes quando falamos em ecossistema”, afirma Vinícius.

A história da constituição do Ecossistema Vale dos Ipês, em Lavras, foi compartilhada entre os presentes, que puderam compreender as práticas adotadas em quase uma década de existência do ecossistema, incluindo erros, acertos e próximos passos.

“Para o nosso ecossistema e para a rhizoma receber representantes de outros ecossistemas aqui em nossa cidade chega a ser um marco de maturidade. Pudemos compartilhar os erros e acertos e assim apoiar o desenvolvimento, não só do Vale dos Ipês, mas de outros, formando assim uma rede ainda maior de colaboração”, acredita Álex Valentina, diretor-presidente da Agência rhizoma.

Após a reunião, foi feito um tour de apresentação do Espaço 506. Os visitantes conheceram outros ambientes de inovação de Lavras, como o BNI, organização de networking de negócios, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Senac, Sesc, Fagammon e Viveiro AgroHub.

No segundo dia de atividades, os representantes dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação estiveram na sede do Sebrae em Lavras, no Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavras-Tec), localizado no câmpus da Universidade Federal de Lavras e, também estiveram na FADMINAS.

“Conhecemos vários atores que compõem o Ecossistema, tivemos vários insights e fizemos bastante networking”, destaca Maria Paula Rocha, Agente Local de Inovação do Ecossistema de Divinópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...