Pular para o conteúdo principal

UFLA REALIZA SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS


De 21 a 25 de maio, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberá o Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) e o I World Symposium on Neglected Diseases (I WSND). Os eventos buscam expandir as fronteiras do conhecimento sobre temas relevantes para a saúde, destacando a importância de uma abordagem integrada diante de desafios complexos que envolvem as doenças negligenciadas.

Com o tema "Reflexões Impostas a partir da Pandemia de COVID-19", especialistas do Brasil, Portugal, Espanha e Colômbia, além de representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde, deverão discutir os avanços científicos e orientar ações concretas para fortalecer a pesquisa, melhorar a prática clínica e promover a saúde pública. Um tema que será abordado na programação será o impacto da pandemia de COVID-19 sobre as doenças negligenciadas.

De acordo com a professora Joziana Barçante, presidente dos eventos e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb), o objetivo é promover a troca de informações qualificadas para o enfrentamento das doenças negligenciadas, reforçando o compromisso com a ciência, a saúde global e o desenvolvimento sustentável.

Toda a programação, incluindo os minicursos, tiveram inscrição gratuita para os profissionais de saúde da atenção primária, para professores da educação básica da rede pública, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e para profissionais e acadêmicos do estado do Rio Grande do Sul.

A programação científica terá início no dia 21/5, no anfiteatro do Departamento de Medicina (DME), às 14 horas, com a palestra "Animais Peçonhentos com interesse médico". A palestra será ministrada por pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e é aberta ao público. Neste dia haverá um plantio simbólico de árvores no câmpus da UFLA.

Parte da programação será transmitida online para os participantes. Os links de transmissão podem ser acessados no site do evento. Neste site, é possível conferir a programação científica e cultural.

A organização dos eventos é realizada em parceria com pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do Instituto de Pesquisa René Rachou (Fiocruz), da Universidad Autónoma de Madrid, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidad Cooperativa de Colombia.

Ciência na Praça
Conscientes de que a ciência não pertence apenas aos laboratórios e universidades, mas também ao espaço público, a programação inclui a realização de um festival de ciência, no dia 22/5 (quarta-feira), na praça Augusto Silva. Serão realizadas atividades e ações relacionadas às ciências biológicas e ciências da saúde, em especial, à zoologia, à conservação de espécies e às doenças negligenciadas. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Ao longo de todo o dia, a programação do festival contará com exposições de vetores de agentes causadores de doença, de animais peçonhentos e de outros exemplares das coleções biológicas do Instituto René Rachou, da Fundação Ezequiel Dias, do Instituto Butantan e da Universidade Federal de Lavras, além de oficinas, jogos e stands para os visitantes.

Durante as ações educativas e de divulgação científica, a apresentação de material biológico dessas coleções trará ao público uma oportunidade de aprender a realizar o reconhecimento de vetores de doenças e animais peçonhentos, além de proporcionar um momento de socialização e troca de conhecimento entre academia e sociedade.

​O público-alvo dessas ações são estudantes cursando desde a educação infantil até a graduação; professores das redes públicas estadual e municipal; profissionais da atenção primária à saúde e vigilância em saúde, interessados e participantes do evento acadêmico.

SBDN e os 17 ODS
O V SBDN e o I WSND são eventos comprometidos em promover a saúde e o bem-estar por meio da abordagem integral e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao focar em questões de saúde e bem-estar, o evento busca inspirar ações que promovam um mundo mais saudável, equitativo e sustentável para as gerações futuras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...