Pular para o conteúdo principal

HÁ 90 ANOS, MORRIA O ILUSTRE CIENTISTA OLIVEIRENSE CARLOS CHAGAS


No dia 22 de Abril de 1909, a Academia Nacional de Medicina testemunhou um marco significativo na história médica do Brasil: o anúncio formal, feito pelo sanitarista Oswaldo Cruz, da descoberta de uma nova enfermidade por Carlos Chagas. Essa doença, que se tornaria conhecida como Tripanossomíase Americana ou Doença de Chagas, representou um avanço notável no campo das ciências biológicas.

A trajetória que culminou na descoberta iniciou-se em 1907. Naquele ano, Carlos Chagas, um pesquisador afiliado ao Instituto Oswaldo Cruz, foi enviado a Lassance, no norte de Minas Gerais, com a missão de combater a malária entre os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Durante suas atividades no local, ele notou a presença de um inseto hematófago, popularmente chamado de Barbeiro devido à sua predileção por picar o rosto das pessoas durante a noite. Este inseto habitava as frestas das rústicas casas de pau-a-pique da região, informa o Instituto Fio Cruz em artigo.

Em suas pesquisas sobre o Barbeiro, Chagas identificou um novo parasita, que denominou Trypanosoma Cruzi em homenagem a Oswaldo Cruz. Ao observar inexplicáveis alterações patológicas nos habitantes locais e verificar a presença do parasita em animais domésticos e em experimentos laboratoriais, ele iniciou uma investigação minuciosa para compreender a relação entre o microrganismo e as condições de saúde da população.

A descoberta é considerada singular na medicina por englobar todo o ciclo da doença: desde o agente etiológico, passando pelo vetor até os reservatórios domésticos e a manifestação clínica da doença.

CARREIRA
Carlos Justiniano Ribeiro Chagas nasceu em 9 de Julho de 1879, na Fazenda Bom Retiro, em Oliveira, Minas Gerais. Órfão de pai aos quatro anos, inicialmente preparou-se para seguir engenharia na Escola de Minas em Ouro Preto, conforme o desejo materno. No entanto, sua vocação científica o levou à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1897.

Ao concluir seu curso em 1903 com uma tese sobre Malária — Estudos Hematológicos no Impaludismo — Chagas começou seu envolvimento com Oswaldo Cruz. Apesar do convite para integrar o Instituto Manguinhos permanentemente, optou por se dedicar à prática clínica.

Em 1904, estabeleceu-se como médico no Rio de Janeiro e formou família com Íris Lobo. Sua primeira grande campanha contra a Malária ocorreu em Itatinga, São Paulo, onde adotou técnicas inovadoras para desinfectar casas e combater infecções domiciliares — estratégia que se tornou referência global no combate à doença. Retornando ao Rio em 1906, Chagas assumiu definitivamente seu posto no Instituto Oswaldo Cruz.

Com a morte de Oswaldo Cruz em 1917, Carlos Chagas assumiu a direção do Instituto Manguinhos. Sob sua liderança, foi dada prioridade à pesquisa sobre endemias rurais e à organização interna do Instituto. Ele ampliou cursos e diversificou a produção científica e medicinal da instituição. Em 1920, o Instituto passou também a controlar a qualidade dos produtos utilizados na medicina humana no Brasil.

Dono de uma mente brilhante, Carlos Chagas faleceu aos 55 anos devido a um infarto, deixando um legado imensurável para a ciência médica brasileira e mundial.

*Da assessoria da Prefeitura de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...