Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA SRS VARGINHA PARTICIPA DE OFICINA SOBRE PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA VISA-CIS EM LAVRAS


A equipe do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou, no dia 12 de junho, da oficina para elaboração do Plano de Ação do Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde (VISA-CIS). A atividade foi realizada no município de Lavras, com organização da equipe do programa, em parceria com a SRS Varginha e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

Voltada para gestores e fiscais das Vigilâncias Sanitárias (VISAs) municipais da área de abrangência da SRS Varginha, a oficina teve como objetivo principal a construção colaborativa do plano de ação do programa, com base no diagnóstico situacional previamente realizado. O diagnóstico permitiu identificar as principais fragilidades das VISAs municipais da região.

Participaram do encontro as referências técnicas da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SVS/SES-MG): Patrícia Maria de Faria e Silva, Ana Paula Campos da Silva Aramuni, Beatriz Oliveira Carvalho e Juliana Freitas Paula Pereira.

Entenda o Programa VISA-CIS
Instituído pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.799, de 2024, o Programa VISA-CIS prevê a criação de estrutura administrativa e de equipe multiprofissional nos Consórcios Intermunicipais de Saúde, com a finalidade de apoiar e executar ações de vigilância sanitária nos municípios. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação das VISAs municipais por meio de suporte técnico especializado, contribuindo para a harmonização de procedimentos e a regionalização das ações no estado.

Na Macrorregião Sul de Saúde, que abrange 50 municípios sob responsabilidade da SRS Varginha, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (CISLAV) foi o selecionado para conduzir a gestão do programa. Durante a oficina, foram apresentados os conceitos do programa, suas normativas e o panorama situacional da região.

As cinco microrregiões de saúde integrantes da SRS Varginha foram agrupadas em três áreas de atuação para fins do programa: Varginha-Três Corações, Lavras-Três Pontas e São Lourenço.

A equipe da SRS Varginha também apresentou as linhas de base e os indicadores que irão subsidiar a elaboração do plano de trabalho. Os participantes foram divididos em grupos para discutir as fragilidades identificadas e propor ações concretas com base nas evidências apresentadas.

O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, participou da mesa de abertura da oficina e abordou os conceitos do programa, destacando as competências de cada esfera no processo de implantação, execução e monitoramento das ações.

“Este encontro é fundamental para a organização das ações do VISA-CIS na região, garantindo o cumprimento dos objetivos e prazos estabelecidos. Com o apoio técnico, a qualificação e a avaliação contínua da Superintendência, esperamos executar um serviço de qualidade para a população”, afirmou o superintendente.

*Por Tânia Côrrea, da assessoria da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...