Pular para o conteúdo principal

SEU DITINHO É RECONHECIDO COMO MESTRE DE CULTURA POPULAR PELO GOVERNO DE MINAS

Capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário foi premiado pelo Edital Raízes de Minas da Política Nacional Aldir Blanc

Benedito Luiz da Costa, carinhosamente conhecido como Seu Ditinho, capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário de Poços de Caldas, acaba de receber um importante reconhecimento do Governo de Minas Gerais: foi agraciado com o título de Mestre de Cultura Popular, na categoria Reconhecimento de Trajetórias e Manifestações Culturais Tradicionais, pelo Edital Raízes de Minas, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

A premiação destaca a relevância de Seu Ditinho na preservação da tradicional Festa de São Benedito de Poços de Caldas e seu papel fundamental na manutenção e transmissão da cultura tradicional afro-mineira, especialmente no contexto das congadas – reconhecidas no último dia 17 de junho como Patrimônio Cultural do Brasil.

Natural de Botelhos (MG) e filho de pais rezadeiros, ele entrou para a congada de Poços de Caldas ainda jovem, graças a uma promessa feita por sua mãe: seu irmão dançaria congo por sete anos em agradecimento a uma graça alcançada pela intercessão de São Benedito. Com o tempo, mesmo após o cumprimento da promessa, toda a família manteve viva a tradição. Seu Ditinho seguiu os passos do irmão, tornando-se dançador, sanfoneiro e cantor no Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário, grupo do qual se tornou capitão – função que exerce há mais de 60 anos, com o apoio de filhos, netos e bisnetos.

Além de conduzir sua congada durante a Festa de São Benedito, Seu Ditinho participa de iniciativas para valorizar e difundir a cultura popular, marcando presença em rodas de conversa, eventos e produções audiovisuais, contribuindo ativamente para a perpetuação dos saberes e fazeres tradicionais.

A tradição das congadas em Poços de Caldas é símbolo de resistência e identidade, fortalecendo laços comunitários por meio de rituais, cantos, danças e devoção. A Festa de São Benedito – realizada pelo menos desde 1904 e recentemente premiada em 1º lugar em Minas Gerais na categoria Festejos Populares – é o ponto alto do calendário cultural: Ternos de Congos e Grupos de Caiapós se reúnem para homenagear o Santo Negro, reafirmando a importância das manifestações de matriz africana na história local.

A proposta premiada teve produção e gestão cultural de Juliano Silva e Chiara Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...