Pular para o conteúdo principal

ALUNO DE ESPECIALIZAÇÃO DA UFLA VAI ESTUDAR SOFTWARES LIVRES NO PARANÁ

O analista de sistemas Adriano Lange, funcionário da Divisão de Informática da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2004, inicia em março o seu mestrado em Informática na Universidade Federal do Paraná (UFPAR), onde vai dar continuidade às suas pesquisas sobre softwares livres, iniciadas na especialização, que está finalizando na Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O software livre faz parte de políticas do governo federal, que objetiva economizar em pagamentos de licenças de softwares proprietários. No caso do Paraná, o Estado é referência no País, daí o interesse de Lange em desenvolver sua pesquisa lá. Em dezembro de 2007, o governo estadual publicou a lei nº 15742, que estabelece a adoção preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos, em todos os órgãos e entidades da administração pública. Tal ação demonstra a preocupação com o futuro do bem público registrado e documentado até então em formatos que dependem da manutenção e desenvolvimento de empresas proprietárias e internacionais.


Software Livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição, porém garantindo os direitos autorais do programador ou da organização. Não deve ser confundido com software em domínio público, que acontece quando o autor renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...