Pular para o conteúdo principal

IMIGRAÇÃO ITALIANA COMEMORA 120 ANOS EM BARBACENA

Barbacena comemorou na noite de terça-feira, dia 15, os 120 anos do ínicio da imigração italiana em Barbacena através da criação da Colônia Rodrigo Silva, hoje distrito do município. O prefeito Martim Andrada foi um dos homenageados por ter sancionado a lei nº 3.092, que transforma o dia 15 de abril em data oficial comemorativa do aniversário da imigração italiana. Martim Andrada, como chefe do Executivo, ao lado do vereador José Higino Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Barbacena, entregou aos homenageados as placas comemorativas da data.
Segundo o prefeito, há mais de um século presentes na vida de Barbacena, os imigrantes e seus descendentes deixaram marcas no desenvolvimento, no progresso, na economia e na cultura local. “Não dá para dissociar a história de Barbacena da imigração italiana e de seus descendentes. Estamos satisfeitos de ter conosco os descendentes italianos participando ativamente da formação e do desenvolvimento da cultura. Esse é um reconhecimento público por aquilo que eles representaram e representam para a história da cidade”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Barbacena, José Higino Ferreira, também recebeu homenagens da colônia italiana e disse que a solenidade que celebra os 120 anos da imigração é uma forma do povo barbacenense reconhecer e relembrar o trabalho dos italianos em prol da cidade. Para o vereador Flávio Maluf Caldas, que falou em nome do Poder Legislativo, os italianos estão completamente inseridos na vida da comunidade. Segundo ele, hoje, de cada 10 famílias, pelo menos três tem descendentes italianos. “Assim como em minha família, em várias outras de Barbacena corre também o sangue italiano”, declarou.

O orador oficial da solenidade e presidente da Casa D`Itália de Barbacena, Ítalo Bertoletti, falou sobre a contribuição dos italianos para a formação da sociedade brasileira. Segundo ele, a comunidade italiana contribuiu para o desenvolvimento e para o progresso ao dar dignidade ao trabalho manual, fato que antes não ocorria.

Comentários

Franklin Bronzo disse…
Tutti buona gente...Nas décadas de 40, 50 e 60, quantas frutas deliciosas saíam das chácaras para as mesas mineiras...Era um ritual prazeroso o ver-se as "donnas" descendo de suas charretes e subindo as escadas com seus "balaios" recheados de pêssegos, ameixas(brancas e vermelhas), peras e uvas. Bons esses tempos, que não voltam mais...

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...