Pular para o conteúdo principal

MARCUS PESTANA ENTREGA MAIS DEZ LEITOS DE UTI EM VARGINHA









com Vanderlei Júnior

O Hospital Bom Pastor, de Varginha, já conta com uma Unidade de Terapia Intensiva. São dez leitos que já estão à disposição da população para tratamentos de saúde mais complexos, e vão desafogar a UTI do Hospital Regional. O novo setor foi inaugurado com a presença do secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, nesta terça feira, 13, e reuniu todas as autoridades ligadas à saúde do município de Varginha.


O secretário Municipal de Saúde, Aniel Braga, afirmou que a inauguração da UTI é um momento de “celebrar a vida”. Ele afirma que o novo setor dará conforto aos pacientes e sua família. “É um lugar humanizado. Quem está lá dentro pode ver as montanhas”, afirmou o secretário. Ele disse ainda que a tecnologia ajuda a melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas o trabalho principal é dos profissionais, e elogiou o corpo clínico e todos os funcionários dos dois hospitais públicos de Varginha.


A unidade inaugurada recebeu o nome de Centro de Terapia Intensiva Maria Cecília Paixão Lemos, uma senhora que trabalhou como voluntária nas unidades de saúde de Varginha, sempre buscando a qualidade de vida das pessoas menos favorecidas. O filho dela, Maurício Lemos, afirmou que a mãe sempre lutou pela melhoria dos tratamentos de saúde de Varginha. “Cada pessoa que vier trabalhar aqui, terá seu coração tocado pela minha mãe, que está orando e olhando para quem trabalha pela saúde”, concluiu.



A vereadora Meryvone Bíscaro lembrou que não se ouve reclamações sobre o atendimento ao público no Hospital Bom Pastor, afirmou que a instituição tem a excelência reconhecida, e que a homenagem à Cecília lhe causa muita alegria por ser muito merecida. O prefeito Mauro Teixeira afirmou que em Varginha os voluntários se juntam ao corpo clínico e funcionários e fazem o trabalho acontecer. “São pessoas que fazem a semente florescer, por isso o atendimento aqui é humanizado”, afirmou.



Ele lembrou que a tecnologia ajuda a melhorar o serviço público ao citar que, do seu computador pessoal, consegue acompanhar onde há leito disponível nos hospitais, buscando agilizar e melhorar o atendimento. O prefeito lembrou também que em Varginha o médico vai à casa das pessoas doentes, e o medicamento também é entregue em casa.
Marcus Pestana afirmou no seu pronunciamento que Varginha ultrapassa o percentual exigido por lei para aplicação na saúde, chegando a 25%, e lembrou que o SUS, que está completando 20 anos, causou uma revolução no atendimento da saúde, “gestores públicos não podem tudo, mas têm um grande trabalho para fazer as coisas acontecerem. Administração é o instrumento para realizar sonhos”, afirmou o Secretário.


Além do CTI do Bom Pastor, foram entregues também a nova Central de Materiais Esterilizados do Hospital Regional e a reforma da maternidade e da enfermaria do Regional. O secretário de Estado conheceu as instalações dos dois hospitais e elogiou a organização e a qualidade dos materiais utilizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...