Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: ENTREVISTA COM SYLVIO MENICUCCI NETO

Primeiramente gostaria que você falasse um pouco sobre suas origens, sua formação acadêmica e as atividades que exerce atualmente.

Nasci em Lavras em 15 de setembro de 1979. Sou filho do advogado e ex. fiscal de tributos do Estado, Salvador Franklin de Miranda, lavrense, filho de Lúcia de Abreu, que foi servente no colégio Firmino Costa e com muita dedicação, apesar das dificuldades, conseguiu criar seus quatro filhos. Minha mãe é a professora e ex. funcionária do Ministério Público Estadual, Marilena Menicucci, filha do saudoso Dr. Sylvio Menicucci, do qual herdei o nome e a vocação política. Tenho dois irmãos, a advogada e funcionária concursada do Tribunal de Contas do Estado, Dra. Luciana Menicucci e excelentíssimo Procurador da República, Dr. Thiago Menicucci. Sou graduado em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e pós-graduado em Marketing Político pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e estudante de Direito na Fumec. Atuo como consultor do Instituto Nexus e diretor de Marketing Político da agência GP Publicidade. Fui presidente e um dos fundadores do Partido Verde Jovem no nosso Estado.

Você descende de uma família tradicional na política de Lavras. Para você, qual a contribuição que as famílias políticas podem dar a sociedade no século XXI?

A experiência administrativa e política são repassadas de geração para geração nas famílias tradicionais da política brasileira. Os herdeiros já entram para a vida pública conhecendo as mazelas da maquina burocrática do Estado e buscam a execução de uma Administração Pública voltada para um principio elencado na nossa Carta Manga de 1988, o principio da Eficiência. Ninguém para no tempo e nem mesmo as famílias tradicionais. As novas gerações se aperfeiçoam, por meio de muito estudo e uma visão mais empreendedora. Dou o exemplo de novos políticos que vieram de berços tradicionais da política brasileira, o nosso governador Aécio Neves, que implantou o “choque de gestão” e o governador de Pernambuco Eduardo Campos que está revolucionado positivamente esse Estado. Portanto, a contribuição que os políticos oriundos de famílias tradicionais podem dar a sociedade brasileira é a união da experiência acumulada de seus antecessores e a nova visão da busca da eficiência na Administração Pública.

Em recente entrevista à Veja, o vice-presidente da República José Alencar disse que Aécio possui todos os títulos para ser presidente. Você acha que o governador Aécio Neves é a melhor proposta para o Brasil hoje?

Eu não tenho dúvida que o nome para mudar o destino deste País se chama Aécio Neves. Ele tem todas as condições para ser o nosso maior líder e implantar um governo austero que propicie crescimento econômico sustentável para a nossa população. Admiro muito o presidente Lula, pois em seu governo, a população mais carente tem acesso a coisas impensáveis no passado. Contudo, esse governo está perdendo a oportunidade de fazer as reformas que o País tanto precisa. O presidente Lula tem uma aprovação extraordinária do povo brasileiro e ainda conta com uma base de sustentação ampla no Congresso Nacional. Cabe ao maior mandatário do País ser o propositor das reformas que propiciarão condições no futuro para o País ser uma grande potência. È inaceitável não termos as reformas política e tributária na pauta do Congresso Nacional. Em minha opinião, o governador Aécio com sua admirável habilidade política será o mentor da construção de um novo País, que deixará de lado o conservadorismo e apadrinhamento de companheiros, para o aperfeiçoamento da máquina publica brasileira.


Minas e o Brasil carecem de novas figuras políticas?
A renovação na política é necessária e essencial para o desenvolvimento pleno do Estado Democrático de Direito em que vivemos. O surgimento de novas lideranças vem ocorrendo de forma natural e concreta no nosso País. O cidadão deve ficar atento a essa renovação. Ver o passado, a história e a conduta tanto dos políticos antigos quanto dos que estão chegando. A renovação deve se feita com qualidade. Temos hoje em Minas nomes altamente gabaritados para assumirem o Governo de Minas. Posso citar o professor Anastásia, os ministros Patrus e Hélio Costa, além do prefeito Fernando Pimentel. E no caso do Governo Federal não vejo nome melhor do que o do governador Aécio Neves, apesar de especularem sobre as possíveis candidaturas do governador José Serra e da Ministra Dilma.


Você será candidato em Lavras nas eleições de 2012? Tem interesse em disputar a Prefeitura de Lavras?

Todos que enxergam na política uma vocação e uma missão não devem ser omissos. Se for da vontade de Deus, do povo de Lavras e pela imposição do destino, certamente enfrentarei esse desafio com muita disposição e seriedade. Minha família tem uma história aprovada pela maioria da população lavrense. Ninguém possui três gerações eleitas democraticamente por serem apenas bonzinhos. O povo lavrense acredita na competência dos nossos quadros para conduzir o destino da nossa cidade. Contudo, uma candidatura não é imposta e sim construída. Até o ano de 2012, muita coisa pode acontecer. È prematuro falar nesse momento em uma possível candidatura.


Qual seria sua proposta sua proposta para a cidade?

Para atender à crescente demanda da população lavrense por serviços de qualidade, realizados com os recursos disponíveis e de forma transparente, tornou-se essencial para a administração pública modernizar a sua gestão, buscando novos modelos. Afinal, já não basta ter bom planejamento, estabelecer objetivos, metas e estratégias, se não há ferramentas para monitorar, avaliar, corrigir e redirecionar os seus processos em busca da eficiência. A minha proposta para Lavras é modernizar toda estrutura da máquina pública municipal, cortando gastos desnecessários, capacitando os funcionários públicos e investindo no mais importante que é desenvolvimento sustentável do município. Com essas medidas vamos ter condições necessárias para aplicar os recursos públicos nos setores essenciais, tais como a saúde, educação, transporte, segurança pública e principalmente na geração de empregos, fator decisivo para o crescimento e desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Cabe ao prefeito ser o mentor desse processo técnico e que resultará em bons frutos para o município. A Administração Pública não pode ser vista como cabide de empregos e favores pessoais, mas sim numa administração gerencial que saiba gastar os altos impostos que a população paga com tanto sacrifício.

Deixe uma mensagem para todos os lavrenses?
Enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido! Os grandes feitos da humanidade, assim como as grandes empresas e também as grandes conquistas, todas elas, com certeza foram sonhados antes por seus executores. Sonhe sempre! Sonhe com uma vida melhor para você, um mundo mais digno e justo e uma Lavras cada vez mais vencedora. Se depender nosso empenho e vontade, o sonho de ver a nossa Lavas despontando com uma das principais cidades deste País será realizado brevemente.

Comentários

Paulo Cesar disse…
A matéria esta bem articulada,apenas um detalhe quando fala da geração,ele esta rompido com a prefeita,até apoiou outro candidato a prefeito nas ultimas eleiçoes,acho muito prematuro,ja tive oportunidade de conversar com ele quando o mesmo trabalhou na impresa da Prefeitura,não acredito que tenha cacife
Anônimo disse…
É um novato, sem experiência. Não é uma boa opção pra Lavras ainda. Se gostasse tanto de Lavras trabalharia aqui na cidade.
James Boing disse…
Não emplaca, o nome do pai ainda pesa negativamente. Quando esteve por aqui angariou muita antipatia. Esta rompido com a prefeita e apoiou um outro canditado derrotado.
Poliana disse…
Sensacional a entrevista. Pena que ele não será candidato, apesar de estar morando novamente em Lavras e ter trazido suas empresas para a cidade, além de ser lindo né!

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...