
O Hospital Vaz Monteiro e a Santa Casa de Lavras, no Sul de Minas, receberam essa semana a vistoria de fiscais da Vigilância Sanitária estadual, depois da confirmação de dois casos de infecção após procedimento de mamoplastia. Segundo o chefe da Gerência Regional de Saúde de Varginha, Mário de Carvalho Terra, os dois casos foram registrados no Hospital Vaz Monteiro.
Ele também informou que os dois hospitais foram notoficados a mudaram o processo de esterilização das cânulas dos equipamentos de videolaparoscopia - método que permite realizar operações complexas com minúsculas incisões abdominais.O procedimento adotado era de esterilização por meio de produtos químicos e a determinação da Agência Nacional de Vigilância (Ansa) é de que a esterilização seja feita por autoclave (um forno que atinge altas temperaturas).
De acordo com Mário de Carvalho Terra, os hospitais já estão se adequando à nova regra e não deve haver comprometimento na realização das cirurgias. Ainda segundo ele, as vítimas das bactérias não sofreram conseqüências graves e estão fora de perigo.
Comentários