Pular para o conteúdo principal

RETA FINAL

Carlos Edyl

A metáfora é mais que exata. A imagem é perfeita. Chegamos enfim na reta final da disputa eleitoral. Os candidatos saem da última curva e já enxergam a linha de chegada. Se essa corrida para alguns foi uma autêntica maratona, já que estão se preparando e correndo há muitos e muitos anos, para outros é uma corrida de velocidade, onde o que vale mesmo é o fôlego para o ‘sprint’, a arrancada final.

PROFETAS DE SEUS INTERESSES

Apesar dos incontáveis videntes e profetas eleitorais, que já antecipam o resultado que, somente para eles, iluminados que são, já é visível, o certo é que não está nada definido.

E quer saber? Nem estará tão cedo. Em que pese o eventual favoritismo de um ou outro, qualquer fato, de relevância razoável, poderá refletir no crescimento – ou na queda – das candidaturas. Conseqüentemente, influenciando o resultado final. Ou seja, somente nos instantes derradeiros mesmo é que se poderá ter alguma certeza.

PRIMEIRA DIVISÃO

Mesmo que pesquisas feitas por encomenda, ao gosto do freguês, e que tentam espalhar por aí dando conta disso ou daquilo, não há pesquisa eleitoral alguma que diga o que o cidadão sensato – desinteressado diretamente- já sabe: Dos dez candidatos, cinco chegam à reta final com alguma chance de vencer. Os outros cinco são coadjuvantes, alguns abrilhantando a disputa, e outros banalizando o processo eleitoral com a insistência em forjar uma liderança não legitimada ao lançar a candidatura para o cargo máximo do município.

MINORIA IRÁ ELEGER PRÓXIMO PREFEITO

Diante um universo previsto de 45mil votos válidos, presume-se que 15 mil votos serão suficientes para eleger o próximo prefeito. Seguindo esse mesmo raciocínio, e constatando que Faustinho, Chiba, Luiz Vilela, Celso e mesmo Jorge Machado possuem um eleitorado cativo, variando entre 5 a 10 mil votos. Ou seja, se conseguirem somar mais um bocado de votos a esse eleitorado cativo, chega perto da marca dos 15 mil.


Daí a possibilidade de algum fato, nem precisa ser de suma importância, mas de relevância relativa ter o poder de decidir a eleição, dando – ou tirando- alguns milhares de votos de qualquer desses candidatos.


A ironia fica por conta de que a minoria, 15 mil votos, elegerá o próximo prefeito. Sintomas da nossa canhestra democracia tupiniquim, já que a grande maioria, 30mil, não terá votado no próximo prefeito.

FAUSTINHO E CHIBA

Expliquemos, antes que impeçam o desenrolar do raciocínio: Faustinho tem seu eleitorado cativo, uma significativa militância voluntária que o acompanha há tempos.
Chiba possui a chance de herdar os votos do atual prefeito Gordo Dentista, e gostando ou não gostando, todos sabem que são votos numerosos. Resta saber até que ponto será essa transferência.

LUIZ VILELA, DR. CELSO E JORGE MACHADO

Luiz Vilela está a bastante tempo trabalhando, e ainda conta com votos a serem herdados do seu primo, ex-deputado Ailton Vilela, até a pouco o grande e inquestionável ‘cacique’ político local. Dr. Celso também possui um eleitorado fiel, passível de ser incrementado pela sua simpatia pessoal e carisma.


Jorge Machado está acionando suas lideranças espalhadas nos bairros, visando traduzir sua popularidade por votos.

RESULTADO NO ÚLTIMO INSTANTE

Bem, explicações feitas, voltemos ao raciocínio:


Esses cinco candidatos, uns mais outros menos, possuem alguns milhares de votos cativos, o que significa que na hora ‘H’, por ação do imponderável e do imprevisível, qualquer um desses pode dar uma acelerada e chegar à frente de seus oponentes, ainda que por pequena margem de votos de diferença.


Enquanto os demais irão pulverizar os votos entre eles.

A HORA ‘H’


Então, fique esperto porque é a partir de agora que tudo se define.
Que a sorte esteja sempre conosco.

.............................................................................................................................................

Carlos Edyl Santiago Filho, jornalista, funcionário público municipal, conhece quase todos os profetas e sabichões de plantão, mas não acredita em nenhum deles. Sabe também muito bem em quem NÃO vai votar nas próximas eleições. Editor do site http://www.comtc.com.br/
Contatos: carlosedyl@uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...