
Com a cassação do mandato da deputada estadual Maria Lúcia Soares de Mendonça (DEM) por captação irregular de recursos na campanha de 2006, o advogado Mauro Bonfim solicitou ontem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o encaminhamento de um ofício à Mesa Diretora da Assembléia de Minas requerendo a posse imediata do primeiro suplente, o ex-prefeito de Campo Belo, Nacib Duarte Bechir (PMN), na vaga da parlamentar.
A defesa de Duarte Bechir tem como base o código eleitoral que diz que os efeitos dos recursos não são suspensivos. Ou seja, na prática, a decisão do TRE pode ser executada imediatamente. O documento foi protocolado ontem à tarde no TRE que, por sua vez, deve encaminhá-lo ao presidente da Assembléia, Alberto Pinto Coelho (PP), já no início da semana que vem.
Por outro lado, o advogado de Maria Lúcia adiantou que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Para isso, o advogado Marcelo Chaves de Andrade disse que vai aguardar a publicação do acórdão no "Minas Gerais" para interpelar. Segundo o TRE, a publicação vai demorar de uma a duas semanas. Nacib Duarte Bechir é mineiro da cidade de Cristais, no Sul de Minas. Casado com Dorilene Sidnei Bechir, tem duas filhas Fernanda e Fabiana. É Técnico em Pesquisas do IBGE desde março de 1980. Cursou Direito na Faculdade de Varginha onde bacharelou-se em 1990. Atualmente é diretor Executivo da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (Casemg).
Comentários