A Fundac-BH é controladora do UNI há 45 anos. O patrimônio imobiliário permanecerá sob o controle da Fundac-BH, que vai alugar os imóveis da fundação para os compradores por um valor equivalente a 0,5% de seu valor de mercado, estimado em mais de R$ 200 milhões.
O UNI-BH faz parte de uma lista de seis instituições acadêmicas particulares mineiras, entre eles o Centro Universitário Izabela Hendrix, a Universidade do Vale do Rio Verde (Unincor) e Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), que estão enfrentando dificuldades para o pagamento dos salários de professores e funcionários desde o fim do ano passado, porque, diante da crise financeira mundial, não conseguiram crédito junto aos bancos para a rolagem de suas dívidas. A aquisição confirma a tendência de concentração do setor.
Além disso, mostra que também no segmento do ensino superior privado, como já vem ocorrendo em outros setores da economia, corporações que conseguiram se manter robustas estão aproveitando a oportunidade criada pela crise para se expandir, comprando ativos. “Ainda veremos novas aquisições e fusões nesse mercado”, avisa Alex Agostini, economista-chefe da Austing Rating.
Comentários