Pular para o conteúdo principal

DE PAI PARA FILHO, FAMÍLIAS DIVIDEM A MESMA PROFISSÃO

Reportagem Especial – Produção e Texto: Sebastião Filho

Para a família Junqueira, de Areado, no Sul de Minas, o dia começa cedo. Júlio, Adriana e Alessandro, filhos do casal Mário Junqueira e Aparecida, herdaram dos pais o gosto pela arte da marcenaria. Profissão secular, desde os primórdios dos tempos, a marcenaria exige paciência e dedicação. Ingrediente que sobra na família Junqueira. Júlio, o filho mais filho, é quem cuida do setor administrativo da empresa. Adriana e Alessandro, juntamente com mais dois funcionários cuidam da confecção dos artefatos. Mesas, cadeiras, bancos e até esculturas, saem das mãos de uma família onde, de pai para filho, foi passada toda uma história de arte e amor à profissão.


Os irmãos José Geraldo, Edmundo Aparecido e Luís Carlos Ferreira são também "irmãos de empresa" desde os anos 90, quando ingressaram na planta de Três Corações da TRW Automotive do Brasil. Eles fazem parte da "família" da empresa e sentem muita satisfação de estar a quase 20 anos na mesma profissão. "Comecei em 1991 e nesse tempo fiz muitas amizades, além de aprender muito no dia-a-dia de trabalho. Sou feliz aqui, tanto com meus colegas quanto com meus irmãos. Quando as dúvidas aparecem, nós nos ajudamos e também temos os mesmos objetivos", conta José Geraldo, operador de produção. A planta da empresa em Três Corações tem vários exemplos de familiares que trabalham na fábrica.

O sonho de trabalhar na Alcoa, em Poços de Caldas, foi despertado em Henrique Guimarães quando ele ainda era criança e acompanhava o pai, Guilherme Guimarães, nas festas de confraternização da empresa. Muitos anos depois, Guilherme tem seu sonho realizado e, hoje, é programador de produção. "Meu filho tem 15 anos e já me avisou que também quer trabalhar aqui", conta Henrique, entusiasmado. Para um especialista em Recursos Humanos consultado por nossa equipe, o trabalho quando passa de pai para filho, ou de irmãos para irmãos, ajuda no aprendizado e fortalece os laços familiares. "O trabalho em equipe é muito importante para o sucesso de qualquer indivíduo, ainda mais quando se pode contar com um pai ou irmão. Mas para isso é sempre bom o diálogo", afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...