Pular para o conteúdo principal

TRÊS CORAÇÕES DEBATE SEGURANÇA PÚBLICA

Em um evidente sinal de prestígio da Câmara Municipal de Três Corações, a realização da Assembleia Pública sobre Segurança Pública, ocorrida na noite de terça feira, 14/09, contou com a presença de centenas de populares, autoridades civis, militares e eclesiásticas, e dois deputados estaduais que presidem importantes comissões da Assembléia Legislativa Mineira: Dalmo Ribeiro (PSDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça; e João Leite (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública. A iniciativa do vereador Altair Nogueira, secretário da Mesa Diretora, foi inspirada no tema da Campanha da Fraternidade de 2009, ‘A Paz é Fruto da Justiça’, e pela mobilização gerada na sociedade tricordiana revela o quanto o tema desperta preocupação e interesse tanto dos dirigentes públicos quanto da população.


“É impossível pensar em Segurança Pública sem a participação popular” declarou o deputado João Leite no início dos trabalhos, e o deputado Dalmo Ribeiro completou afirmando que a mobilização promovida pela Câmara Municipal de Três Corações é o caminho correto para que a sociedade faça o diagnóstico preciso dos seus problemas e trabalhe em conjunto para encontrar suas próprias soluções. Após as explanações iniciais do diretor da penitenciária regional de Três Corações, Leonardo Brocanelli e do diretor da APAC, Raimundo Galdino, sobre o trabalho de ressocialização realizado junto a sentenciados pela justiça e da apresentação de dados estatísticos sobre criminalidade pelo comandante da 28 Cia PM major Renato Junqueira, foi aberto espaço para a realização de diversas perguntas colhidas junto a população e direcionados às autoridades presentes. Sobre a lentidão da justiça, o juiz Marcio Vani Bemfica argumentou que muitas vezes é decorrência da própria legislação e também da falta de estrutura encontrada pelo Judiciário.


O vice-prefeito Sergio Auad (DEM) descartou a idéia da criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública alegando que a solução mais viável, e estudada pela atual administração, seria a implantação da Guarda Municipal. Respondendo se não seria estímulo para a criminalidade a publicação de fotos e manchetes sobre crimes, a promotora de justiça Dra Rosangela Di Lorenzo Belo afirmou que a imprensa ‘não inventa’ e defendeu a liberdade de imprensa.

Comentários

Anônimo disse…
otimo a guarda municipal mas nos moldes de varginha, exelente ate quem fim uma boa ideia

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...