Pular para o conteúdo principal

DEMAE DE SJDR PODE SER TRANSFERIDO PARA COPASA

Transferir o Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae) de São João del-Rei para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ou tentar buscar um financiamento para sanar os inúmeros problemas da autarquia? Essa discussão voltou à tona durante uma audiência pública, no último dia 4, onde foram expostas as dívidas e as necessidades do Damae, bem como foram apresentadas alternativas. A iniciativa partiu da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito municipal, Nivaldo José de Andrade (PMDB); do diretor do Damae, Jorge Hannas Salim; do promotor da 3ª Promotoria de Justiça da cidade, Rodrigo Ferreira de Barros; e do chefe do departamento sudeste da Copasa, Júlio Minchilo. A presidente do Legislativo, Jânia Costa (PTB), explicou que o encontro teve a intenção de mostrar à população qual é o projeto que a Copasa teria para o município.

“A empresa nos mostrou que estaria disposta a resolver o problema de fornecimento de água e tratamento de esgoto de São João del-Rei. Mas eu jamais tomaria alguma atitude sem antes ouvir o povo. É possível que seja feito um plebiscito para que os são-joanenses decidam o que é melhor”, adiantou. No entanto, o promotor Rodrigo Barros alertou que o tempo para se decidir o que fazer e começar as obras é curto, pois uma lei federal estabelece que, a partir de setembro do ano que vem, a cidade que não cumprir com as regras de saneamento básico não receberá a parcela devida do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é um dos principais sustentáculos financeiros das prefeituras. “O tempo é pouco para resolver um problema tão antigo. Eu espero até no mais tardar 10 dias, para que a gente esteja com uma segunda reunião mantida e com propostas mais concretas”, afirmou Jânia Costa.

Apesar de o encontro ter ocorrido em uma segunda-feira, às 14 horas, um público bastante interessado encheu o Teatro Municipal para se manifestar contra a venda do Damae. Nivaldo Andrade enfatizou que a questão será debatida com toda a população, para que depois ele envie uma mensagem à Câmara. “Se errar, erra todo mundo”, justificou. No entanto, o chefe do Executivo já se posicionou. “Eu, pessoalmente, sou a favor da Copasa”, disse, para logo em seguida ouvir o coro entoado pelos participantes que gritaram: “O Damae é nosso”.
Para o promotor, os são-joanenses precisam ser ouvidos, todavia, a resolução final deve ser tomada, pelos vereadores, com base em dados técnicos, e não emotivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...