Pular para o conteúdo principal

PARAGUAÇU AGILIZA ATENDIMENTO NO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL

Desde segunda-feira, 29, o Pronto Socorro Municipal de Paraguaçu, no Sul de Minas, está prestando os atendimentos médicos de forma mais ágil e eficaz. Agora, todos os pacientes que chegarem ao local serão inicialmente “acolhidos” por um uma equipe de enfermeiros (graduados e técnicos), para saber o nível de necessidade de atendimento, e com isso classificar sua prioridade de espera. Ou seja, se é um caso de emergência (situação muito grave com risco de perder a vida); urgência (necessidade de atendimento mais rápido); menor urgência (pode aguardar atendimento); e não urgência (caso para atendimento em ambulatório). Cada paciente receberá uma etiqueta com a cor correspondente a sua prioridade, Vermelho para Emergência, Amarelo para Urgência, Verde para Menor Urgência e Azul para Não Urgência. Este novo modelo de atendimento, denominado “Acolhimento com Classificação de Risco”, surgiu de uma parceria estabelecida entre o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis e a Prefeitura de Paraguaçu.


O diretor Administrativo do Hospital, Mário Cezar de Souza, explica que este serviço é preconizado pelo Ministério da Saúde e tem a finalidade de prestar um atendimento com mais qualidade aos usuários do P.S. “ Por exemplo, os casos de Emergência nem passarão pelo sistema de acolhimento, já vão diretamente ser atendidos. São casos de um enfartado, de um acidentado. O caso de Urgência é aquele que precisa de um atendimento rápido, mas não emergencial. Ex: pressão alta. A Menor Urgência é a situação que poderia ser atendida em um ambulatório. A equipe de enfermeiros irá encaminhá-lo para o PSF (Programa de Saúde da Família) ou para a Policlínica, desde que haja a garantia de consulta para o usuário naquele mesmo dia. O Não Urgência é característico de atendimento em unidade básica, isto é, o paciente será encaminhado para esta unidade, e lá a equipe determinará quando vai acontecer o atendimento ou será atendido na hora, se houver vaga.


É o caso do paciente que precisa de uma receita médica, de controle de diabetes, de hipertensão”. Mário ressalta que todos os pacientes serão atendidos, seja no Pronto Socorro ou na Unidade de Saúde. O usuário pode não receber o atendimento médico no PS, mas será acolhido e orientado. Ele tem o direito de ser atendido no PS, mas terá que aguardar o atendimento dos casos de prioridade. “Esperamos que as pessoas entendam o verdadeiro objetivo de um Pronto Socorro, que é o atendimento de Emergência e Urgência. Não queremos reduzir o atendimento no PS, mas sim prestar um atendimento de qualidade, onde quer que seja realizado”. O diretor administrativo observa que esta parceria, este novo trabalho só foi possível graças a contratação de mais médicos na cidade, já que mais profissionais supre as necessidades das unidades de saúde, e consequentemente a agilidade do Pronto Socorro. “Hoje nós estamos muito satisfeitos com a saúde no município, porque os PSFs estão cobertos com a devida equipe e a prefeitura contratou um ortopedista, um pediatra e um ginecologista obstetra, além do Dr. Alaim. A cidade, a população ganhou muito”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...