Pular para o conteúdo principal

PARAGUAÇU REALIZA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Esclarecer sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), explicar o que é o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), conhecer e debater experiências de implementação do SUAS, que envolvam a participação popular e o controle social foram os principais objetivos da IV Conferência Municipal de Assistência Social de Paraguaçu. Após a abertura oficial, leitura e aprovação do Regimento Interno, a assistente social do município de Fama e professora do Curso Serviço Social do UNIS/Varginha, Edézia Cristina de Morais, proferiu a palestra "Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social". Segundo ela, o SUAS é o novo modelo de gestão da Política Pública de Assistência Social. Descentralizado e participativo, regula e organiza os elementos essenciais da PNAS através da normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial e os eixos estruturantes e de subsistemas.


De acordo com Edézia, a finalidade do SUAS é garantir que a Assistência Social seja de fato direito do cidadão e não uma troca de favor, uma prática assistencialista. Conforme estabelece na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), a Assistência Social é para aquele que dela necessitar, permitindo ao ESTADO assumir a sua responsabilidade para com os menos favorecidos do nosso Brasil. “É importante entendermos quais as atribuições da Assistência Social, pois muitos ainda confundem com a prática de caridade e clientelismo. Outro ponto que merece destaque é que os municípios desenvolvam na Assistência Social somente casos específicos da Assistência Social e não ações da Política de Saúde, de Habitação, entre outros.


Algumas cidades ainda fornecem medicamentos, leite, exames laboratoriais no Setor de Assistência Social, sendo responsabilidade da política de Saúde; cimento, telhas sendo responsabilidade do Setor de Obras”. Quanto ao Centro de Referência da Assistência Social, ou ainda “Casa das Famílias”, Edézia explica que é a “porta de entrada” para o encaminhamento à rede de serviços socioassistenciais. É uma Unidade pública estatal de base territorial, localizadas em áreas de vulnerabilidade social, ou seja, deve ser implantado em um local da cidade que resida mais pessoas carentes. Deve ser implantado pela Prefeitura e nunca por Empresas Privadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...