Pular para o conteúdo principal

TRÊS PONTAS DEBATE TRANSPORTE DE TRABALHADORES

Motoristas de vans buscam normatização para o transporte escolar e produtores querem liberação de caminhões


A lei municipal aprovada por unanimidade em maio deste ano na Câmara de Três Pontas, no Sul de Minas, tem trazido transtornos aos produtores rurais e trabalhadores neste final da colheita do café. Disciplinando o transporte de trabalhadores no âmbito municipal, a lei de autoria da vereadora Alessandra Sudério, permite que os produtores transportem seus funcionários em veículos de carga, mas lista uma série de medidas a serem tomadas visando a segurança destes trabalhadores. A preocupação dos legisladores e lideranças do setor cafeeiro se tornou mais evidente após a publicação da Resolução estadual 013, que proíbe o transporte de trabalhadores em veículos de carga, obrigando os produtores rurais a utilizar ônibus no trajeto entre a cidade e as lavouras.

Para também legitimar reivindicações de motoristas de vans que levam e buscam alunos para escolas públicas e particulares de Três Pontas, o vereador Paulo Vitor da Silva, sugeriu que estes profissionais fossem convocados para a sessão da Câmara, para que pudessem expor suas reivindicações, uma vez que todos sofreram sanções por parte da Polícia Militar, chegando ao ponto de atrasarem a entrega das crianças, trazendo grande transtorno para todos. Os motoristas de vans chegaram a protocolar na Prefeitura, um documento exigindo que a administração tome providências para a normatização deste tipo de transporte na cidade, evitando estes inconvenientes com a PM em horário de pico.

Motoristas de vans, representantes da Cocatrel, Unicoop, Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas e o secretário de Agricultura João Peret, ocuparam o plenário e a bancada para debaterem soluções emergenciais para as duas questões: o transporte de trabalhadores e a normatização do transporte escolar no município. Por quase uma hora, antes de entrarem na votação dos projetos da pauta, os parlamentares deram sugestões e ouviram os representantes das categorias. Ao final, o apoio incondicional da Câmara ficou garantido, inclusive com a intercessão do assessor jurídico da Casa, Geraldo Oliveira para encontrar meios legais para cadastrar as vans escolares. Por outro lado, a situação dos produtores multados na blitz do MP do Trabalho, no cruzamento da MG 167, sentido Santana da Vargem e na estrada para Campos Gerais, deverá ser resolvida com ações judiciais.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...