O Instituto Qualidade Minas (IQM) e o Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade (PMQP) premiaram na noite de ontem, 27, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, sete organizações entre as nove avaliadas, que receberam o Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), que completa seu sétimo ciclo de premiação. O prêmio objetiva promover a melhoria da qualidade e o aumento da competitividade das organizações por meio de um processo de premiação que avalia as práticas de gestão baseados no Rumo a Excelência, publicado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Criado em 2003 pelo governador Aécio Neves (PSDB) e como o primeiro produto do Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade (PMQP), o Prêmio Mineiro da Qualidade é gerido pelo Instituto Qualidade Minas. Segundo o diretor-presidente do IQM Ricardo Kehdy, trata-se de um modelo de gestão praticado por organizações que buscam uma melhor inserção no mercado competitivo. “Pelo fato de não propor estruturas ou metodologias especificas de gestão, ele é aplicável igualmente a organizações de qualquer ramo ou porte”, comenta.
Este ano, três organizações foram reconhecidas na Faixa Ouro do PMQ, sendo que a Samarco Mineração receberá o Troféu do Prêmio Mineiro da Qualidade por apresentar destaque de desempenho no seu modelo de gestão. Na Ouro PMQ, a empresa lavrense Expresso Nepomuceno foi a escolhida, sendo a única do Sul de Minas e a única na área de transportes a receber o prêmio na ocasião. A banca de juízes do Prêmio Mineiro da Qualidade 2009 foi formada por Adailton Vieira Pereira, da Secretaria de Estado de Minas Gerais de Ciência e Tecnologia de Ensino Superior; o diretor-geral do Hospital Biocor Mário Vrandecic; o consultor sênior de Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Paulo Valladares; e o sócio da Winbros Participações Gestão e Empreendimentos Romeu Scarioli. Integrante da banca de juízes, Romeu Scarioli destaca que as empresas devem se referenciar nos melhores princípios de excelência em gestão do mundo. “Ao participarem do prêmio, os organizações recebem uma auto-avaliação com os pontos fortes e oportunidades de melhorias. A partir daí, deve ser pensado um plano de melhoria contínua de gestão”, ressalta Romeu.
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