Pular para o conteúdo principal

EVENTO DESTACA ESCULTURA EM PEDRAS DA REGIÃO

Os moradores e turistas de Coronel Xavier Chaves, nas Vertentes, puderam contemplar o processo de criação de uma escultura em pedra. O projeto faz parte do "1º Festival Internacional de Escultura em Pedra – Cidade da Pedra" que selecionou três obras, entre 12 que concorreram no evento. As esculturas ganhadoras reproduzem a imagem de Nossa Senhora da Conceição; um leão, considerado um dos símbolos da cidade; e por último uma representação da Congada, de quase dois metros de comprimento. Após a finalização da produção das obras, as esculturas ficaram em três pontos estratégicos da cidade. Uma no trevo da MGT-383, outra na entrada da cidade e a terceira no trevo da Vila Fátima. O festival encerrou no dia 31.

O prefeito de Coronel Xavier Chaves, Helder Sávio Silva (PV), disse que o evento construiu uma identidade para o município. "Queremos que nossa cidade seja conhecida como Cidade das Pedras, da mesma forma que São João del-Rei é conhecida como Cidade da Música e São Tiago como a Terra do Biscoito. Com o festival o trabalho de nossos artistas terá um repercussão não só local, mas também nacional, fazendo com que os trabalhos deles consigam penetrar em um mercado cada vez maior", disse. Esta opinião também é compartilhada pelo secretário de Cultura, Sebastião Chaves, que ainda acrescenta outra importância do evento para os demais artistas da cidade. "Se conseguirmos atrair mais turistas para conhecerem os trabalhos de pedras, eles também poderão apreciar os artesanatos de madeira, couro, cerâmica, metal etc., desenvolvendo assim nossa economia e consequentemente nossa cidade", explicou.

O evento organizado pela prefeitura municipal teve o apoio da Organização Não Governamental (Ong) Rede Crescer, da própria cidade, que busca a valorização dos trabalhos manuais dos xavierenses. "Queremos criar um desenvolvimento sustentável para as pessoas, utilizando a vocação do município", explicou o presidente da ONG, Ronildo Assis de Oliveira. A cidade conta atualmente com mais de 50 artesãos que desenvolvem trabalhos em pedra-sabão e granito. E segundo a organização do evento são esperadas mais de 6mil pessoas durante o mês de outubro. "Vamos realizar várias apresentações nos fins de semana e dias estratégicos, como feriados, proporcionado para os turistas outras atividades durante todo o mês".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...