Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO DISCUTE INTEGRAÇÃO DAS POLICIAS DE MINAS E RIO DE JANEIRO

Estreitar e integrar ações entre as polícias militares dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esse é o objetivo do 1º Seminário de Integração das Polícias Militares de Minas Gerais e Rio de Janeiro, realizado pela 4ª Região de Polícia Militar nesta quinta-feira (1º), em Juiz de Fora, Zona da Mata mineira.
O evento visa a troca de informações e experiências entre os participantes, em busca do entrosamento em ações que necessitem da intervenção conjunta das corporações dos dois estados.

Na abertura do evento, o secretário de Estado de Defesa Social de Minas, Maurício Campos Júnior, destacou a importância de iniciativas de integração regional como esta. “A política de integração é um dos pilares da segurança pública em Minas Gerais. Em regiões de divisa, ações integradas facilitam e agilizam as rotinas de diligências e enfrentamento à criminalidade”, ressaltou.
De acordo com Maurício Campos, quanto melhor for o mecanismo para a troca de informações entre as polícias, maior será o sucesso no combate ao crime e a violência. Durante o encontro, que se estendeu até sexta (2), o secretário apresentou o modelo de segurança pública adotado em Minas. Ele tomou como ponto de partida a transformação da Secretaria de Estado de Justiça em Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), ocorrida em 2002.
Como destaque, apresentou a integração das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e os investimentos feitos para que esse modelo obtenha resultados positivos.

Divisas

Em todo o Estado de Minas Gerais existem hoje 16 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), 91 unidades prisionais e 28 centros socioeducativos. Ainda neste ano, 12 cadeias públicas, atualmente administradas pela polícia civil, serão incorporadas ao sistema prisional da Seds. Outras quatro unidades, entre presídios e penitenciárias, serão inauguradas, liberando cada vez mais policiais civis e militares para os trabalhos de investigação e policiamento ostensivo.

Para o vice-prefeito de Juiz de Fora, José Eduardo de Freitas, o encontro trará mais segurança à população das cidades de fronteira. “A integração das polícias vai garantir mais qualidade de vida à população de Minas Gerais e das cidades do Rio de Janeiro que fazem divisa com nosso Estado”, afirmou.

O comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, falou sobre a importância do alinhamento de estratégias para impedir que o crime organizado ultrapasse fronteiras. “Temos trabalhado diariamente para desarmar e impedir o trânsito dos criminosos. O Rio de Janeiro vive um momento de reação, com bons resultados, frutos de uma política de integração que importamos de Minas Gerais”, disse.

Em sua palestra, o comandante falou sobre a ideologia do crime organizado, o fenômeno da criminalidade nas favelas cariocas e citou o sucesso das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), recentemente implementadas em aglomerados da capital fluminense. “O projeto está implantado em quatro complexos. Em uma primeira fase, entramos com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e, em seguida, com um grupo de soldados jovens, recém-formados que têm naquele local sua primeira experiência profissional e acabam criando um vínculo com a população daquela área”, explicou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...