Pular para o conteúdo principal

UFLA RECEBE PREFEITOS DA REGIÃO PARA CELEBRAR ACORDO DO PROGRAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Um convênio firmado entre a Universidade Federal de Lavras (Ufla), através da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) vai possibilitar a elaboração de um sistema adequado de tratamento de resíduos sólidos nos municípios que estão inseridos na área de abrangência da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas.

Como primeira atividade dessa parceria, será realizado o seminário “Diretrizes e Metas do Programa de resíduos Sólidos”, na próxima quarta-feira, dia 28, das 13h às 15:30h, no anfiteatro do Departamento de Agricultura.

O acordo, com vigência até dezembro de 2011, vem ao encontro das políticas públicas de melhoria na qualidade ambiental e tratamento dos esgotos sanitários em 30 cidades da região. A meta é que 60% da população urbana destes municípios estejam atendidas por um sistema adequado de tratamento e disposição final de resíduos sólidos. Além disso, os órgãos envolvidos neste programa pretendem reduzir em até 80% as áreas inadequadas de disposição final, que causam poluição e proliferação de doenças.

De acordo com o coordenador do programa, prof. Antônio Marciano da Silva, do Departamento de Engenharia (DEG), esses trabalhos já estão sendo realizados em alguns municípios da região. Para se ter uma idéia da abrangência e importância dessas atividades, apenas no ano passado foram eliminados os lixões de cinco municípios, beneficiando 187.320 habitantes, o que corresponde a aproximadamente 1% da população urbana do estado.

“Estamos trabalhando juntamente com o governo do estado na busca de resultados efetivos para melhoria da qualidade ambiental e na disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos e tratamento dos esgotos sanitários”, afirma o professor. Ele explica que inicialmente será necessária uma maior conscientização por parte dos gestores municipais sobre as diretrizes e metas do Programa de Resíduos Sólidos, enfatizando as ações previstas e as responsabilidades de cada cidade na implantação das medidas necessárias para erradicação dos lixões.

A expectativa da coordenação do programa é de que 30 prefeitos ou representantes de municípios da região participem do seminário “Diretrizes e Metas do Programa de resíduos Sólidos” que marcará, também, a assinatura do termo de adesão para o início efetivo das atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...