Pular para o conteúdo principal

DOUTORADO DA UFSJ É INÉDITO NO BRASIL


Com início previsto para o primeiro semestre de 2010, o primeiro curso de doutorado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é inédito no País. Trata-se de especialização na Área de Engenharia de Biossistemas, que integra a Biologia e a Engenharia, indo desde as Ciências Agrárias até as Ciências da Saúde. Esta e outras novidades serão apresentadas, à comunidade, na próxima terça-feira, 24, durante coletiva com a imprensa. Serão oito vagas para o doutorado (ingresso semestral) e 12 para o mestrado (ingresso trimestral). Haverá oferta simultânea de disciplinas no Campus Tancredo Neves em São João del-Rei e no Campus Sete Lagoas. A interligação das turmas será por vídeo-conferência, a partir de equipamentos recentemente adquiridos com essa finalidade pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas (Depeb), que desenvolverá as especializações em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Sete Lagoas.

Para o professor doutor Antônio-Carlos Guimarães de Almeida, coordenador do Programa Institucional de Bioengenharia, “a proposta é inovadora por formar profissionais com uma visão muito maior da Biologia com fundamentos em Engenharia. A pesquisa envolverá a utilização de disciplinas básicas, como física e química por exemplo e as áreas biológicas”.

A área
A Bioengenharia é uma área de fronteira entre a Biologia e a Engenharia. Conforme Antônio-Carlos, em seu início, a Bioengenharia se concentrou no uso das tecnologias da eletrônica, mecânica e computação para o desenvolvimento de equipamentos para medida e monitoração biológicas. Agora um novo horizonte se apresenta, visto que a Bioengenharia deverá estar entre as áreas de maior evolução nas próximas décadas. “Os novos domínios da bioengenharia prevêem o controle e manipulação de sistemas biológicos”, adiantou. Trata-se de uma área, portanto, que desenvolve métodos inovadores em biologia, materiais, processos, implantes, equipamentos e informática para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, reabilitação de pacientes e melhoria da saúde.

Assim sendo, os novos cursos se estruturam numa única área de concentração, desdobrada em três linhas de pesquisa: Bioengenharia de Sistemas Neurais/ Bioengenharia Celular e Tecidual, Bioengenharia de Ecossistemas e Bioengenharia de Sistemas Agrários.

Importância
Um dos objetivos destas novas especialidades é, segundo o doutor Antônio-Carlos, implantar o desenvolvimento integrado de pesquisas em bioengenharia, em acordo com cada uma de suas competências e visando a despertar no Estado de Minas Gerais o desenvolvimento de pesquisas e a formação de profissionais nesta importante área. E acrescenta: “É grande a demanda por profissionais capazes de atuar na produção industrial e no desenvolvimento tecnológico e científico envolvendo o projeto e controle de sistemas biológicos”.
Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...