Pular para o conteúdo principal

ESCÂNDALO DAS ATAS MOVIMENTA BARBACENA

O redator de atas da Câmara é o servidor público efetivo Horácio Amorim, ex-vereador do PT e atual presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac)


Um escândalo veio à tona na sessão de quinta-feira, 5, na Câmara Municipal de Barbacena, na Zona da Mata. O vereador Eduardo Batata (PTN) revelou que o servidor efetivo no cargo de redator de atas do Legislativo Horácio Amorim, deixou de relatar cerca de 40 sessões de legislatura anterior. No início do ano passou a ocupar o cargo de presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac). Segundo Batata, o problema faz com que 7 dos 11 vereadores aprovem atas de sessões de um mandato do qual não participavam. “Estamos aprovando atas e votações que ocorrem naquela época no escuro, sem saber direito o que ocorreu”, reclamou. A Mesa Diretora admitiu que são cerca de 40 sessões da legislatura anterior sem atas e que, desde o afastamento de Horácio Amorim, que é servidor efetivo, contratou temporariamente um novo redator. O novo redator está redigindo as atas, depois de ouvir as fitas daquelas sessões. Elas são submetidas à votação, seguindo a legislação, que exige que as atas anteriores sejam aprovadas.

Veja como eram elaboradas as atas
A Câmara tem sistema de som que capta a voz dos vereadores em 9 microfones: 3 ficam na Mesa Diretora, 1 na tribuna e 4 nas bancadas dos vereadores. O nono microfone é sem fio. O sistema grava a voz dos vereadores em fita cassete. As fitas são datadas e entregues ao redator de atas que fazia a transcrição de sessão e entregava na secretaria da presidência. As atas eram incluídas na pauta das sessões ordinárias. O secretário da Mesa lê a ata que pode ser aprovada, rejeitada ou voltar ao redator para eventuais correções.


Entenda o caso
- Segundo a denúncia do vereador Eduardo Batata e confirmada pela Mesa Diretora, são cerca de 40 atas que não foram redigidas e nem aprovadas, referentes ao último ano da legislatura 2005-2008.
- O redator de atas da Câmara é o servidor público efetivo Horácio Amorim, ex-vereador do PT e atual presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac).
- Ele assumiu o cargo no início do ano e a Câmara Municipal ficou sem redator de atas.
- A presidência contratou um novo redator, que elabora as atas da atual legislatura e da anterior, por exigência da legislação, as atas antigas também precisam ser lidas e aprovadas.
- O novo redator está ouvindo as fitas e elaborando as atas.
- Elas são lidas e aprovadas pelo plenário. Apenas quatro vereadores (Amarílio de Andrade, Flávio Barbosa, João da Semente e Pastor Johnson) estavam na legislatura anterior.
- Os outros sete vereadores (Alaôr Leite, Carlos Kikito, Eduardo Batata, João Batista, José Jorge, Luiz Gonzaga e Ronaldo Braga) também aprovam as atas, sem ter participado daquelas sessões.
- As sessões precisam ter suas atas aprovadas para garantir a validade legal das votações e deliberações do plenário.
Jornal Expresso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...