Pular para o conteúdo principal

VAMOS FALAR DE CIDADANIA: INCLUIR É PROMOVER DIREITOS

A Exposição Sensações, iniciativa da artista plástica e assistente social Nadja Costa, tem como proposta a inclusão da pessoa com deficiência no mundo das artes plásticas, bem como oferecer ao vidente a oportunidade de experimentar sensações a partir do referencial do outro. A exposição foi inaugurada em Itajubá em abril deste ano. Além de outras cidades do Estado, visitará Uberlândia a partir de 30 de novembro.

Falar em qualidade de vida é falar em cidadania. E pensar em cidadania é pensar também em trabalho,emprego, renda e oportunidades de aprendizado e convivência. Uma das piores formas de privar alguém do exercício da cidadania é não garantir seu acesso, de forma equitativa, à educação e ao mercado de trabalho. Nem é preciso uma discriminação aberta, um dedo acusador apontando na rua: basta não criar condições apropriadas e a desigualdade social latente se estabelece: ferida aberta que expurga do seio da comunidade o diferente, o considerado incapaz: as pessoas com deficiência têm sofrido esta violência silenciosa ao longo dos tempos.

Ao invés de apenas esperar por ações governamentais, entendemos que cabe também às pessoas interessadas e suas famílias procurar se organizar pela promoção de ações que abram os horizontes da sociedade a esta realidade. E, além disso, buscar caminhos de aprimoramento pessoal e profissional. Aos empresários e ao poder público, cabe criar os espaços a serem construídos cada vez mais de modo inclusivo. E ainda, adaptar as estruturas para receber a pessoa com deficiência. Empresas que se abrem a esta realidade, enfrentando desafios e adaptando-se ao novo, costumam ter sua participação social altamente reconhecida e receber comentários apreciativos.

Isto porque apostam no desenvolvimento humano, e o potencial humano nos surpreende, sempre. Quanto ao acesso ao mercado de trabalho, vamos consultar o Direito: a Constituição vetou qualquer forma de discriminação nos salários e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência, bem como exigiu lhes fosse reservado percentual dos cargos e empregos públicos (art. 7º, XXXI, e 37, VIII). O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União assegurou-lhes o percentual de até 20% das vagas oferecidas em concurso público (art. 5º, § 2º). No Estado de São Paulo, a Lei Complementar 683/92, em seu art. 1º, impôs o percentual de até 5%. Assim, os editais de concurso devem consignar a reserva de cargos. No requerimento de inscrição, os candidatos devem indicar a natureza e o grau da incapacidade, bem como as condições especiais necessárias para que participem das provas. Eles concorrerão em igualdade de condições com os demais no que diz respeito ao conteúdo e à avaliação das provas.

Atualmente, já é praxe em todo concurso público este procedimento: "Após o julgamento das provas, haverá duas listas: a geral, com a relação de todos os candidatos aprovados, e a especial, com a relação dos portadores de deficiência aprovados. Em outras palavras, a reserva de percentual não afasta a necessidade de aprovação no concurso, devendo ser compatíveis com a deficiência as atribuições a serem desempenhadas", explica Hugo Nigro Mazzilli, advogado e consultor jurídico, ex-membro do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Em Itajubá, o Caidi - Centro de Apoio e Integração do Deficiente de Itajubá - é a instituição que busca promover os direitos das pessoas com deficiência. Diretores e técnicos competentes, motivados e sempre em busca de atualização sobre os assuntos que lhe são pertinentes são a marca registrada da entidade.

Cursos profissionalizantes e de artes, reforço escolar, aulas de informática adaptadas às necessidades individuais podem ser encontradas no local. Se você se interessa por este assunto, vale a pena conhecer o CAIDI: 35 3623-2727.

Helem Sandra Albino
Assessora de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...