Pular para o conteúdo principal

UFV INTEGRA DELEGAÇÃO DO BRASIL NA CÚPULA MUNDIAL DE COMBATE À FOME


O reitor Luiz Cláudio Costa da Universidade Federal de Viçosa foi convidado pelo Gabinete da Casa Civil e pelo Ministério das Relações Exteriores a fazer parte da delegação oficial brasileira na Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, a ser realizada pela FAO, em Roma, Itália, nos dias 16, 17 e 18 próximos, tendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como chefe da delegação brasileira. Na oportunidade o reitor assinará, com a presença do Presidente da República, do Diretor geral da FAO, Jacques Diouf, o termo de acordo entre a UFV e a FAO, o primeiro a ser assinado entre uma Universidade da América Latina e a FAO. A delegação brasileira contará com a participação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; e o embaixador Milton Rondó Filho, coordenador-geral de ações internacionais de combate a fome. O embaixador brasileiro em Roma, Marcondes de Carvalho, está cuidando da agenda da delegação brasileira junto a FAO.


Vários chefes de estado de todo o mundo estarão participando da cúpula, que é o mais importante evento sobre a fome realizado no mundo. O reitor Luiz Cláudio, juntamente com a delegação brasileira, estará deixando o Brasil nesta sexta-feira e, para amanhã, está marcada reunião da delegação brasileira em Roma. No domingo, dia 15, ocorrerá a assinatura do acordo FAO-UFV, e nos dias 16, 17 e 18 as mesas-redondas nas quais serão definidas as ações no combate a fome a serem executadas nos próximos anos. O Presidente Lula fará o seu pronunciamento no evento no dia 16 à tarde. A Cúpula Mundial de Segurança Alimentar tem como objetivo obter maior coerência na governança mundial sobre segurança alimentar e contribuir para aprimorar as políticas públicas e os aspectos estruturais do sistema agrícola internacional.

Um dos pontos principais da pauta será a cooperação sul-sul nas ações de combate à fome. Como enfatiza o reitor Luiz Cláudio, nesse particular, a participação da UFV no evento se reveste de um caráter especial, dada a trajetória da pioneira da Instituição nas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com a produção agropecuária, propiciando ao Brasil as condições para se transformar num dos maiores produtores mundiais de alimentos. “O problema da fome no mundo não poderá ser resolvido sem a participação do Brasil e, para que isso ocorra, é decisiva a participação da UFV, que teve papel fundamental no desenvolvimento da agricultura tropical no mundo”, afirma o reitor.

A participação da UFV na Cúpula Mundial de Combate à Fome decorre, principalmente, das ações de parceria já em andamento com a FAO, agência das Nações Unidas voltada para a agricultura e a alimentação e do reconhecimento do Governo brasileiro pelas recentes ações tomadas pela UFV. O reitor Luiz Cláudio Costa, esteve recentemente em visita oficial à agência, em Roma. O encontro serviu como ponto de partida para a assinatura de um acordo de cooperação com a FAO, direcionado para a colaboração sul-sul e para ações de combate à fome na África e na América Latina. Segundo o diretor-geral assistente da FAO, José Maria Sumpsi Viñas, a ação, bilateral, se consolidará com a UFV atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão não apenas nos países de língua portuguesa, mas nos continentes africano e sul-americano.
Kátia Fraga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...