Pular para o conteúdo principal

"A VIDA PÚBLICA É UMA DOAÇÃO


"Eu não sei se poderia passar algum ensinamento para os jovens brasileiros. O que eu poderia dizer é que, como diziam os antigos de Minas, fora da lei não há salvação", disse José Alencar

“O Partido vai crescer muito e crescer com qualidade” esta é uma das principais convicções do vice-presidente da República José Alencar quando perguntado sobre o futuro do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que completou 3 anos de fundação no dia 25 de agosto. Alencar traça um panorama da participação do PRB nas eleições municipais de outubro e considera admirável a atuação do presidente nacional, Vitor Paulo dos Santos. “Ele tem realizado um trabalho de organização do partido em todo o território nacional”, declara. José Alencar comenta que na vida pública se aprende uma lição todos os dias, mas uma das principais “é a convicção, a consciência de que o trabalho honrado pode nos levar a um novo tempo no Brasil”, embora “alguns homens públicos não têm contribuído para a respeitabilidade da categoria”, conclui.

Que avaliação o senhor faz desses três anos de fundação do PRB?

José Alencar - Eu poderia dizer que os partidos, como componentes do poder político nacional, não se fazem no curto prazo; se fazem com trabalho, dedicação e também com comportamento correto, para que comecem a ganhar a confiança nacional. E o nosso partido, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), possui condições notáveis, a começar pela atuação admirável do nosso presidente, Vitor Paulo dos Santos. Ele tem realizado um trabalho de organização do partido em todo o território nacional; e estas eleições municipais, que são de certa forma as primeiras que acontecem depois do Partido melhor organizado, vão demonstrar o sucesso deste trabalho. Nós temos candidatos com muita chance de se eleger, como é o caso, por exemplo, do senador Marcelo Crivella no Rio de Janeiro, sem dúvida alguma o melhor candidato, está na liderança das pesquisas e certamente irá ganhar esta eleição.

Nós temos no Maranhão o deputado Cleber Verde, um rapaz de comportamento exemplar aqui no Congresso Nacional, e que também vai ser eleito prefeito de São Luiz. São candidatos em dois estados importantes, nas capitais de dois estados importantes, mas nós temos candidatos em várias cidades pelo interior do Brasil. São muitos. Não tenho dúvida de que o Partido poderá revelar brevemente o número de vereadores eleitos em 5 de outubro. Então o Partido vai crescer muito e com qualidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, nós estamos participando da chapa com o candidato a vice que é uma pessoa extraordinária, Cláudio Sampaio, e estamos liderando as pesquisas com a candidata Jô Moraes, do PCdoB, partido ao qual nos aliamos em Belo Horizonte. Então, não tenho dúvida de que o trabalho do PRB vai fazer com que o partido cresça na admiração e no respeito de todos os brasileiros.

As eleições municipais estão à porta. Qual deve ser a principal mensagem que os candidatos do PRB devem levar aos eleitores e como contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos municípios brasileiros?
Alencar - O trabalho, a dedicação, a probidade, o exemplo de honradez. Tudo isso deve ser objeto de compromisso nosso, porque é isso que todos os brasileiros esperam de um partido com a seriedade e perfi l do Partido Republicano Brasileiro. Porque o melhor que nós podemos dar de contribuição para o crescimento e desenvolvimento dos municípios é o trabalho, a dedicação, a honradez, o respeito pelas pessoas, pelo próximo; vamos dar uma contribuição para o próprio fortalecimento da democracia, do estado democrático de direito. O PRB tem compromisso com esse posicionamento democrático. Por isso, ele é Republicano.

Como o senhor vislumbra o futuro do PRB?
Alencar - O nosso futuro é promissor, porque não desejamos nos afastar deste comportamento correto, dessa postura que faça enriquecer a nossa credibilidade como homens públicos, que pertencem a um partido do qual nos orgulhamos.

Após anos de vida pública, tendo vivenciado momentos importantes da política brasileira, qual é a principal lição aprendida pelo senhor?
Alencar - As lições são muitas. A gente aprende todo dia na vida pública. Agora, eu poderia dizer que uma das mais importantes lições é a convicção, a consciência de que o trabalho honrado pode nos levar a um novo tempo no Brasil. Porque hoje a grande preocupação reside no fato de que alguns homens públicos não têm contribuído para a respeitabilidade da categoria. Claro que isso é uma minoria. Felizmente, a grande maioria é constituída de gente séria, gente boa, mas o ideal é que todos estivesse firmes no propósito de merecer uma eleição. O Brasil precisa disto. E o Brasil passará a ser outro país.

A partir de sua intensa experiência política, qual ensinamento o senhor passaria para os jovens brasileiros?

Alencar - Eu não sei se poderia passar algum ensinamento para os jovens brasileiros. O que eu poderia dizer é que, como diziam os antigos de Minas, fora da lei não há salvação. Vamos procurar realizar o nosso trabalho rigorosamente obedecendo as leis. É muito mais fácil crescer dentro da lei do que à margem dela, o que pode nos levar à perdição. O que eu tenho recebido como ensinamento é que vale a pena obedecer rigorosamente às normas, não só éticas mas também morais e comportamentais. A vida pública é uma doação. Ninguém precisa pensar que vai ser feliz ingressando na política para se servir. Tem de ter a consciência absolutamente segura de que está ali para servir, e não para se servir.

Na sua opinião, qual deve ser a principal característica do comportamento republicano?
Alencar - A principal característica do comportamento republicano é justamente este compromisso sério com a democracia, com o respeito, com a causa pública. A República, a res pública. Nós estamos prestando um serviço à República. O comportamento tem de ser aquele capaz de colocar a República como fim, não como meio para vantagens subalternas. Ser republicano é respeitar a República.
O Republicano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...