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DILMA ANUNCIA VERBA ATÉ PARA LINHA DE METRÔ QUE NÃO EXISTE EM BH

Gafe. Ministra esquece projetos que estão na gaveta há anos para contemplar um outro que só ela conhece



Em visita a cidades de Minas Gerais, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, cometeu uma gafe ao anunciar a liberação de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a construção da linha 4 do metrô de Belo Horizonte, projeto que ainda não existe. A lista de projetos e recursos liberados pelo PAC 2 será divulgada em março, pelo presidente Lula.


"Nós estamos prevendo a inclusão no PAC 2 dessa linha 4 do metrô", disse a ministra em entrevista a uma rádio de Belo Horizonte na manhã de ontem. A ampliação do metrô na capital mineira é uma reivindicação antiga da população, já que, atualmente, a cidade só conta com uma linha que liga as estações Vilarinho e Eldorado e que transporta, em média, 150 mil usuários por dia. A construção das linhas 2 (Barreiro/Santa Tereza) e 3 (Pampulha/Savassi) já tem projetos concluídos, mas ainda não saíram do papel por falta de recursos.
A assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa responsável pela implantação, gestão e operação do sistema, disse que desconhece o projeto da construção da linha 4 e que, agora, concentra seus esforços na concretização dos projetos das linhas 2 e 3.

Para o vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho (PT), quando a ministra mencionou a construção da linha 4, referiu-se a todo o complexo do metrô, incluindo a construção das linhas 2 e 3, a criação de novos ramais e a ampliação da frota na capital. Na semana passada, Carvalho esteve reunido em Brasília com a ministra Dilma e, segundo ele, reforçou o pedido de que o metrô fosse incluído nos projetos contemplados pelo PAC 2.

"Entreguei o projeto do metrô à ministra e pedi prioridade por ser tão importante para a população e o trânsito da capital. Até então, temos a informação antiga de que seriam liberados R$ 1,7 bilhão da União, R$ 400 milhões do governo do Estado e R$ 200 milhões da prefeitura. A receptividade da ministra foi excepcional e acredito que a verba será liberada em março", avalia.

Para o professor de Transportes Públicos e Logística da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerias, David Ahouagi, o metrô é uma obra de longo prazo que depende de recursos e de muita vontade política.

Gafes de Dilma

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