Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS DE ARAGUARI INICIA REVITALIZAÇÃO DO PRÉDIO DA PREFEITURA

Detentor da história da aviação em Araguari, o Aeroporto Santos Dumont é um dos principais patrimônios do município. No entanto, a última reforma no prédio aconteceu em 1996. Mais de uma década se passou, e as marcas causadas pelo tempo evidenciam a necessidade de reformar o patrimônio a fim de preservá-lo.

O prédio do Aeroporto Santos Dumont é um patrimônio público que necessita ser revitalizado

 Pensando nisso, a secretaria de Serviços Urbanos iniciou as atividades para a revitalização do prédio. “Nosso primeiro interesse é revitalizar não o Aeroporto, pois o prefeito tem interesse em mudá-lo, mas      sim, restaurar esse prédio de linhas arquitetônicas tão bonitas. Esse é o trabalho que faremos, tentaremos restabelecer isso,” disse o titular da pasta, Miguel Domingos de Oliveira. Nas obras para revitalização, a estrutura arquitetônica do local será mantida, e por isso, um pequeno depósito construído na época de funcionamento do bar, já foi demolido. Serão feitos reparos no forro, telhado, nova pintura, além de jardinagem e outras reformas de pequeno porte.

Atualmente, o Aeroporto recebe apenas pousos e decolagens de aviões particulares e militares, além de sediar eventos de aeromodelismo e pára-quedismo. Mas, antigamente, recebeu aviões de linhas comerciais de grande porte. “No passado tínhamos em Araguari linhas áreas da Vasp e Aerovias. Nosso aeroporto era concorrido, e um ponto muito importante no Triângulo Mineiro. Depois com a nova aviação, para essas companhias ficou anti-econômico pousar aqui. Então como nós tínhamos poucos passageiros, a procura por passagens era pequena, mesmo assim trouxemos a Passaredo, que chegou a funcionar. Porém, eram poucos a utilizar esse serviço e a empresa encerrou seus serviços aqui. A verdade é que o Aeroporto existiu e funcionou, e o prefeito Marcos Coelho quer mudá-lo para urbanização, mas enquanto isso não acontece, vamos restaurar o prédio,” reforçou o secretário.

Aproveitando a oportunidade, Miguel de Oliveira lembrou da importância de preservar o passado, pois o presente existe por causa do passado, e o de Araguari foi glorioso. “Para lembrá-lo, e valorizar aqueles que trabalharam pela cidade, pelo seu desenvolvimento. Para querer o progresso, é preciso que essa história permaneça presente na memória de todos os araguarinos,” finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...