Marcelo Bezerra Crivella nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 9 de outubro de 1957. Filho único de pais católicos, Crivella freqüentou a Igreja Metodista na juventude. Sua ligação com o tio, o bispo Edir Macedo, fez com que tentassem fracassada sociedade comercial, antes de ser convidado, em 1977, para trabalhar na recém-criada Igreja Universal. Logo tornou-se pastor e bispo, tendo trabalhado dez anos difundindo a Igreja Universal no continente africano. Casado, formado em Engenharia Civil pela Universidade Santa Úrsula, Crivella tornou-se conhecido pelo planejamento e execução do Projeto Nordeste, movimento beneficente que tinha a finalidade de tornar produtivas terras que estavam abandonadas pelo governo federal, na cidade baiana de Irecê. O projeto tornou viável na região o desenvolvimento agrícola e pecuário, a partir de modelos de irrigação que Crivella observou em várias viagens a Israel.
O Artista
A produção musical de Crivella, como cantor e compositor, o tornou um dos principais intérpretes do gênero gospel do Brasil, com 14 discos lançados, seu maior sucesso foi "O Mensageiro da Solidariedade" que recebeu uma certificação de Disco de Platina Duplo, devido a mais de 500 mil exemplares vendidos em 1999, segundo a ABPD. Os álbuns foram lançados pela gravadora Line Records, da qual Crivella é o principal artista, e pela Sony Music.
Política
Motivado pelo bispo Macedo, Marcelo Crivella entrou na vida pública, postulando ao cargo de Senador da República nas eleições de 2002. Crivella foi eleito, como Sérgio Cabral Filho, para um mandato no período 2003-2010. Crivella candidatou-se ainda ao governo do Estado do Rio, em 2006, e à Prefeitura da capital, em 2004 e 2008. Em 2004 foi o segundo colocado na disputa pela prefeitura carioca, porém não conseguiu ir para o segundo turno contra César Maia. Segundo Crivella, este sofreu uma perseguição por parte do jornal O Globo, que publicou diversas matérias acusando-o de fraudes. Em 2005, em meio à crise do Mensalão, junto com o vice-presidente da República, José Alencar, entre outros políticos, cria uma dissidência do PL, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), partido que se denomina como centro-esquerda e que reafirma o apoio ao Governo Lula.
Atuação no Senado
No Senado Federal, Crivella tem como marca a atuação junto à diáspora brasileira. Ele foi presidente da Subcomissão Permanente de Proteção dos Cidadãos Brasileiros no Exterior, subordinada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, da qual Crivella foi vice-presidente. Um de seus alvos foi a detenção, por período indeterminado, de cidadãos brasileiros nos Estados Unidos, acusados de serem imigrantes ilegais. Crivella foi apontado pela ONG Transparência Brasil como o terceiro senador mais prolífico na proposição de matérias com impacto.
Trabalho Social
O Projeto Cimento Social tem por objetivo ajudar as famílias das comunidades de baixa renda a concluir e ou construir suas casas com estabilidade estrutural e condições sanitárias visando uma melhor habitabilidade. O nome Cimento Social traz implícito o conceito de promover a união da comunidade em torno de um mesmo objetivo, desde a formulação do projeto até a execução da obra. O projeto visa também a participação posterior da comunidade na conservação das melhorias executadas, gerando um sentimento de bem-estar que propiciará uma melhora na qualidade de vida dos moradores.
Comentários