Pular para o conteúdo principal

USINA INTEGRA ESFORÇO PARA ''LIMPAR'' MATRIZ ENERGÉTICA



Lula pretende converter as 12 termoelétricas do país para etanol

Juiz de Fora. O presidente Lula manifestou o interesse em converter as 12 usinas termoelétricas em operação no país, que são movidas a óleo diesel, para etanol. O objetivo é reduzir a emissão de poluentes. Ele comentou a possibilidade com o gerente executivo de Operações e Participações em Energia da Petrobras, Alcides Santoro, durante a visita à usina da empresa em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a primeira a operar com o combustível renovável no país. Alcides explicava para o presidente e para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o funcionamento da usina e o consumo de combustível em relação ao gás natural e ao diesel, quando Lula manifestou o desejo. “Você tem que apresentar no PAC 2 a conversão”.

A usina termoelétrica Juiz de Fora já operava com gás natural e agora vai trabalhar com os dois combustíveis. A planta faz parte do parque gerador da Petrobras. Ela possui duas turbinas com capacidade total de 87 megawatts. (RG)

Palanque
Tom de campanha marca visita do presidente Lula a Minas

Juiz de Fora. Ao lado do presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff esteve nesta Terça-Feira em três cidades mineiras. A comitiva presidencial visitou os municípios de Jenipapo de Minas e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e Juiz de Fora, na Zona da Mata – na primeira vinda oficial de Lula a Minas neste ano de eleições. Embora fosse um evento voltado a empresários, a visita à usina termelétrica de Juiz de Fora não deixou de ter um tom político. A maior parte da plateia que se deslocou até a unidade de geração de energia, que fica a cerca de 28 km do centro da cidade, era formada por militantes do PT da região.

Ao entrar no espaço destinado ao evento, Lula foi bastante aplaudido assim como a ministra Dilma. Os ministros Patrus Ananias, Luiz Dulci e José Gomes Temporão também fizeram parte da comitiva. Dilma discursou primeiro. Ela defendeu o etanol como uma das soluções para a redução de emissão de gases do efeito estufa e agora, com a tecnologia apresentada na usina de Juiz de Fora, para a produção de energia agredir o meio ambiente. “O presidente Lula é uma das maiores lideranças nacionais, para não dizer que é a maior. Então tenho certeza que vamos fazer mais. Como? Com esforço”, disse.

Lula falou em seguida e se concentrou na apologia ao uso do etanol. O tom eleitoral coube ao ministro Edison Lobão. Segundo ele, Dilma “promoveu uma revolução administrativa” no governo. (Rafael Gomes/Enviado Especial)

Jequitinhonha
Lula inaugurou ontem uma unidade do Cefet, em Araçuaí, e uma barragem, em Jenipapo de Minas. Em Araçuaí, o prefeito Doutor Aécio (PDT) pediu, em discurso, o asfaltamento de uma rodovia local. Para evitar alguma saia justa, Dilma prometeu a obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...