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EM ANO ELEITORAL, BR-265 GANHA MAIS R$58 MILHÕES EM RECURSOS

As emendas incluídas pelos deputados mineiros no orçamento federal de 2010 atingiram o maior volume de recursos da história: R$ 877 milhões. Este valor é cerca de 35% maior do que o incluído nos anos anteriores - R$ 650 milhões, em média - e surpreendeu a própria bancada. “Nossa expectativa era que ficasse na metade do valor do ano passado”, admite o coordenador da bancada mineira, deputado Mário Heringer (PDT). Aparecer em primeiro na lista dos mais contemplados com recurso do orçamento, no entanto, não garante ao Estado a liberação da verba. No orçamento 2009, por exemplo, menos de 30% do previsto foi executado. Praticamente só foram liberados recursos que faziam parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O melhor ano foi 2008, quando foi executado 85% do valor aprovado”, diz Heringer. “O ano passado foi muito ruim. Com a crise, a queda da arrecadação foi fantástica, o Governo só pagou as despesas do dia-a-dia, não sobrou dinheiro para obras novas”, analisa o coordenador da bancada mineira. Em 2010, mais duas emendas incluídas no orçamento são de remanejamento: o asfaltamento da BR-265, entre São João del-Rei e Lavras (R$ 58,7 milhões) e o asfaltamento da BR-154, entre Ituiutaba e Crucilândia, no Triângulo Mineiro (R$ 55,3 milhões). O Ministério Público Federal (MPF), com apoio das 6ª e 13ª Companhias PM Independentes de Meio Ambiente e Trânsito, realizou no dia 6 de maio do ano passado, vistoria do trecho da BR-265 que liga os municípios de Lavras e São João Del Rei. O objetivo era o de averiguar as condições de trafegabilidade da rodovia, alvo nos últimos tempos de diversas manifestações populares de protesto em razão das suas péssimas condições.

Durante a vistoria, o MPF constatou a existência de inúmeros buracos ao longo do percurso, além de duas grandes áreas de erosão que estão colocando em risco a própria estrutura da rodovia. Segundo a PM, uma dessas áreas, potencialmente perigosa em razão do risco que acarreta aos usuários, não possui qualquer sinalização, e a outra estaria com sinalização deficiente. "Além das condições do asfalto propriamente dito, esse trecho da BR-265 ainda padece de problemas estruturais graves, como a falta de acostamento em toda a sua extensão", afirma o procurador da República Antônio Arthur Barros Mendes.

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