Pular para o conteúdo principal

MAIS AUTONOMIA, MAIS CIDADANIA E MENOS VIOLÊNCIA PARA AS MULHERES BRASILEIRAS

Em tempos em que universitários hostilizam Geisy Arruda por conta de um vestido curto, e machistas e homofóbicos como Marcelo Dourado (do BBB) têm grande aprovação popular, a luta feminista nunca se fez tão necessária, principalmente no plano das ideias, já que muitos afirmam não haver machismo hoje em dia, o que faz com que agressões físicas e morais às mulheres sejam encaradas como “naturais” pela maioria da sociedade. Hoje, Dia Internacional da Mulher, haverá passeata unificada da candelária à cinelândia, no centro do Rio de Janeiro para lembrar os 100 anos do dia internacional da mulher e da luta feminista.
Sobre o dia internacional da mulher, Aline Carvalho escreve:

por Aline Carvalho

Como sabemos, dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher.
Entretanto, o que nem todos sabem é que esta data simboliza uma das primeiras manifestações de mulheres por uma sociedade mais justa:

Greve das mulheres em 1857
Em 8 de março de 1857 mulheres trabalhadoras de uma fábrica de tecidos em Nova York fizeram uma greve reivindicando melhores condições de trabalho (como a redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho). Em resposta, a manifestação foi reprimida, e as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada matando em torno de 130 trabalhadoras. Durante anos, mulheres de vários países, e de várias formas diferentes, buscavam se manifestar em relação à data, e em 1910 a ONU reconhece o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Este ano fazem 100 anos que a data foi oficialmente estabelecida e, para celebrar, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres promove uma série de atividades sob o lema “Mais Autonomia, Mais Cidadania e Menos Violência paraas Mulheres Brasileiras”. O evento contará com exibições de filmes, mostra de projetos, shows, feira gastronômica, testagem de HIV, emissão gratuita de documentação, atendimento prestado pela rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e uma série de apresentações artísticas.
O encontro será a partir das 11h na Estação de Ferro da Leopoldina,no Rio de Janeiro, contará com transmissão ao vivo pela Tv Brasil.

No Brasil, em particular, vivemos um momento onde importantes lutas para as mulheres estão sendo debatidas e conquistadas, contrastando com uma sociedade ainda machista, conservadora e preconceituosa: O debate sobre a descriminalização do aborto no Plano Nacional de Direitos Humanos e a energética reação da igreja e da direita midiática; A escolha de uma mulher assumidamente homosexual para participar do reality show de maior audiência no país e sua eliminação por parte de uma audiência em coro com um participante machista e homofóbico; A candidatura de duas mulheres para a presidência da república e notícias diárias de casos de adultério em diversas camadas da sociedade. Tudo isso mostra que as mulheres vêm conquistando um importante espaço, graças a batalha diária de trabalhadoras e trabalhadores, estudantes, artistas e militantes que não concordam com as injustiças de gênero – mas muito ainda há de se fazer. Embora as vitrines das lojas também façam questão de lembrar desta data, o Dia Internacional da Mulher não se limita ao dia 8 de março. A luta por um mundo com menos preconceito, menos violência e mais dignidade – para homens e mulheres – deve ser todos os dias.
Blog Vírus Planetário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...