Pular para o conteúdo principal

NOVA SEDE DO GOVERNO DE MINAS INOVA EM SUSTENTABILIDADE

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nova sede do Governo de Minas, será a única no Brasil com características de sustentabilidade. Todos os edifícios da nova sede possuem sistemas inteligentes para economizar recursos naturais.

Energia elétrica – Para evitar o desperdício, são usados sensores fotossensíveis, que controlam o acendimento de luzes de acordo com a presença de pessoas no ambiente. Os 60 elevadores dos prédios onde ficam as secretarias são controlados por uma central automatizada que racionaliza o uso de acordo com a demanda. Os “elevadores inteligentes” são usados em todo o complexo: o usuário indica o andar ainda fora do veículo, cabendo ao sistema determinar qual elevador irá ao andar desejado.

Ar condicionado - Alimentado por uma central de água gelada, o sistema de ar condicionado da Cidade Administrativa tem capacidade de gerar aproximadamente oito mil toneladas de ar refrigerado por hora. O ar condicionado é controlado por um sistema central que evita que ambientes desocupados sejam refrigerados ou recebam iluminação desnecessária-mente. Além disso, a fachada dos prédios é revestida com vidro de máximo desempenho, que propicia a redução de gastos com refrigeração.

Água - O sistema de esgoto sanitário a vácuo possibilita a redução de 80% do consumo de água em relação à descarga convencional e elimina o desperdício de 55 mil litros por dia. Além disso, haverá coleta de água de chuva para irrigar os jardins. A água que infiltra no solo vai alimentar as duas lagoas existentes na sede do governo, as nascentes e os lençóis freáticos. As lagoas funcionarão como reservatórios naturais.

Preservação da área verde - Será criado o Parque Estadual Serra Verde, o segundo maior da cidade, localizado em uma área rica em nascentes, animais e espécies vegetais. O parque que será gerido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), está em uma das regiões da sub-bacia do Rio das Velhas e abriga diversas nascentes de água doce, fundamentais para o abastecimento do território.

Móveis - Os móveis licitados foram confeccionados com madeiras certificadas de reflorestamento. Estima-se que para a produção dos itens mobiliários licitados, mais de 1450 árvores foram poupadas com a utilização de madeiras certificadas de reflorestamento com selo FSC.

Coleta seletiva – Ao lado de cada estação de trabalho, há lixeiras coloridas para a coleta seletiva, permitindo que o lixo seja selecionado já na origem.

Acessibilidade - O projeto arquitetônico da Cidade Administrativa cumpre todos os critérios de acessibilidade para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Os espaços, edificações, mobiliário e equipamentos atendem totalmente aos requisitos legais de acessibilidade contidas na legislação dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.

Entre os parâmetros do projeto para contemplação e inclusão desse público estão:
Do total de vagas, 2% são reservadas para os portadores de necessidades especiais, ou para quem os transporta. Está assegurada, no mínimo, uma vaga em locais próximos à entrada principal ou ao elevador, de fácil acesso à circulação de pedestres. Rampas próximas às vagas reservadas para portadores de necessidades especiais e em todos os acessos aos prédios com inclinação adequada (8,33%), corrimões em ambos os lados e com patamares do início ao final das rampas. Rampa de acesso ao auditório com guarda-corpo de altura mínima de 105 centímetros e corrimões em ambos os lados.

Desenvolvimento Social – Foram realizadas reuniões com a comunidade, Câmara de Vereadores, igreja, associação comunitária e também foi criado o Centro de Referência do Cidadão, que desenvolve ações culturais, de comunicação e educação ambiental. No apoio ao desenvolvimento sustentável do Vetor Norte, o Estado criou a agência metropolitana para acompanhar, fiscalizar e normatizar o uso do solo. O crescimento planejado impedirá, inclusive, ocupações irregulares. Com a inauguração da Cidade Administrativa, haverá ainda a otimização do metrô, o que diminui a emissão de gases e combustível.
com assessoria

Comentários

Thiago disse…
Achei incrível o post. Serve de exemplo para o Brasil inteiro, que precisa se preoucupar mais com o meio ambiente. Sei também que a Cemig é presença constante no Índice Dow Jones de Sustentabilidade...parabéns ao Governo de Minas.
Nathalia disse…
Linda a nova sede do Governo de Minas...em breve vou lá conferir de perto!!!

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...