Pular para o conteúdo principal

SJDR TEM QUATRO CASOS SUSPEITOS DE DENGUE

Embora Minas Gerais apresente aumento nos casos de dengue e algumas cidades tenham risco de infestação, como Belo Horizonte, Governador Valadares e Montes Claros; São João del-Rei tem apenas quatro suspeitas. Os bons números, no entanto, não indicam que a cidade esteja livre de contaminação. Pelo contrário, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população colabore e não deixe acumular água em suas residências. Segundo a coordenadora de Epidemiologia, Vânia Aparecida de Paula Gouvêa, em 2009, foram registradas 16 suspeitas de dengue, sendo que cinco foram confirmadas. Todos os doentes foram tratados e curados. Em 2010, a quarta suspeita foi registrada, em 24 de fevereiro, já na metade do período das chuvas. “Teve uma pessoa, nas Águas Gerais, que manifestou os sintomas da doença. Enviamos os agentes de Saúde àquele bairro para fazer o que chamamos de ‘fumacê’, isto é, o pessoal visita o local e as casas procurando por larvas do mosquito e lança fumaça inseticida pelo quarteirão para o combate imediato ao mosquito”, informou a coordenadora de Epidemiologia.

Todos devem se mobilizar
Vânia Gouvêa afirma, ainda, que são encontrados mais focos da larva do mosquito Aedes aegypty em residências do que em locais públicos ou terrenos vazios. Em 2009, os bairros em que se registrou maior número de focos foram: Vila Santa Terezinha, com 34; Pio XII e Matosinhos, com 21. Mas toda a cidade tem que ficar alerta, principalmente o Centro. “A população está informada. Nossos agentes visitam todas as casas da cidade. Porém, o povo ainda não criou o hábito de combater, todo dia, o mosquito. Todos têm que se conscientizar e se mobilizar, porque a gente depende disso para manter os casos de dengue baixos. Está tendo epidemias de dengue em várias cidades.

São João ainda está tranquila, mas não sabemos até quando. Por isso, temos que ficar em alerta”, destacou Vânia. Para o chefe do Centro de Zoonoses e agente de Epidemias, Waldisnei Lopes da Silva, parte da população não faz sua parte e depois culpa a Prefeitura Municipal quando há uma epidemia na cidade. “A Prefeitura faz demais o serviço de conscientização, mas parece que não serve de nada. Muitos não tomam os cuidados contra a dengue. Aí, quando tem uma epidemia, eles nos culpam”, reforçou o agente.
com Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.