Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL

As Comissões de Agricultura e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizaram para discutir em conjunto o uso de sorgo na produção de etanol. A iniciativa foi do deputado Duarte Nogueira (PSDB) e participaram das discussões o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Alves, e os pesquisadores João Carlos Garcia e Robert Eugene Schaffert, também da Embrapa Milho e Sorgo. Segundo o deputado, é possível incluir o sorgo na entressafra da cana, dado seu potencial energético. Ele questionou os pesquisadores sobre o tempo e o investimento necessários para que isso aconteça.

A chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Alves, destacou o potencial do sorgo na produção de bicombustível no Brasil. Segundo Vera, hoje existem três linhas de frente – sacarina, lignocelulose e granífero. A primeira linha, sacarina, tem como destaque a tecnologia de primeira geração. Vera aponta que o nicho para produção é um complemento à cana-de-açúcar, podendo assim estender o período de colheita por até mais quatro meses. A segunda linha, lignocelulose, ressalta a alta produção, a excelente qualidade de matéria seca, o uso eficiente da água na produção e o complemento mecanizado. A terceira linha , o sorgo granífero, destaca a tecnologia de aproveitamento de ofertas de grãos a custo baixo. Conforme Vera, em mais de 1/3 dos Estados Unidos o sorgo é utilizado na produção de etanol.

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, João Carlos Garcia, disse que a primeira experiência foi em 1979 com o objetivo de demonstrar a viabilidade para os produtores rurais. Segundo Garcia, o desenvolvimento do sorgo sacarino vem avançando com o surgimento das colhedoras automotrizes para cana e a operação em grandes destilarias pode eliminar o problema causado de concentração de colheita dos sorgos em uma época restrita. Para que ocorra esse desenvolvimento, é necessário realizar mais projetos-pilotos de ajustes dos sistemas, em destilarias de grande porte, com vistas a possibilitar a avaliação por parte das indústrias. Robert Eugene Schaffert, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, enfatizou o programa de melhoramento de sogro e milho no país. Para Schaffert, é necessário um programa multidisciplinar e a integração do setor privado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...