Um dos minerodutos da empresa de mineração Samarco, que transporta minério de Minas Gerais para o Espírito Santo, se rompeu na altura no Rio São Sebastião, no município de Espera Feliz, na Zona da Mata, na madrugada deste domingo, 25. Apesar da empresa alegar que a mistura de lama, minério de ferro em pó, óxido de alumínio e cal não é tóxica, o vazamento já causou a mortandade de milhares de peixes desde a madrugada do último sábado, por cerca de oito quilômetros.
A captação de água para abastecimento público também foi interrompida pela Copasa. A prefeitura da cidade pediu aos moradores que economizem água e não utilizem o rio. Os produtores rurais da região foram instruídos a impedir os animais de beberam água dos rios São Sebastião, São João e Caparaó, que estão contaminados.
"Estamos com centenas de peixes mortos boiando no rio, que está com a água contaminada, com a cor igual a de chocolate. Um pouco abaixo do São Sebastião existe a confluência dos três estados Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, por isso, a mancha já deve estar chegando nas cidades mais próximas. A empresa diz que não é tóxico, mas muitos peixes estão morrendo", relatou o secretário de Meio Ambiente de Espera Feliz, Renato Milhiolo.
da Ong Gasb
Comentários