Pular para o conteúdo principal

CERIMÔNIA DAS ÁGUAS EM CAXAMBU

O domingo de caxambuenses e turistas que visitaram o Parque das Águas de Caxambu, no Sul de Minas, certamente será difícil de esquecer. Numa manhã agradável de céu limpo e com uma magia contagiante aconteceu a Cerimônia da Água, evento organizado pela ONG Reserva Nativa e Associação Amigos do Parque das Águas com apoio da Prefeitura de Caxambu e Caxambu Convention Bureau e Região. A presença de Masaru Emoto, notório pesquisador japonês que desenvolve há mais de 20 anos estudos sobre a água e suas propriedades, representante de vários organismos internacionais de preservação e estudos sobre os recursos hídricos, levou centenas de pessoas ao Parque das Águas para uma celebração de agradecimento às Águas.

Durante mais de 2 horas, o público presente, estimado em mais de 400 pessoas, assistiu a apresentações musicais e folclóricas de grupos de Caxambu e São Lourenço. A Orquestra de Caxambu, regida pelo maestro Sergio Medeiros, apresentou trechos da Sinfonia das Águas, composta pelo maestro em homenagem às fontes de Caxambu. O Coral Canto das Gerais, de São Lourenço, apresentou números nacionais e internacionais e foi acompanhado pela bateria da Escola de Samba Unidos de Santa Teresa numa inédita performance de sintonia extremamente agradável. O Grupo Folclórico Alma Brasileira apresentou números musicais com os artistas Uan e Marisa cantando temas que mencionavam ícones folclóricos como Iemanjá e Oshum, representada por atrizes do grupo, numa coreografia da Professora Adriana Morethson. Todos os números estavam em consonância com o tema central do evento que era o agradecimento e a valorização da água, ponto central de todo o trabalho iniciado por Masaru Emoto.

Numa caminhada que se iniciou na Fonte Dona Leopoldina, os participantes eram apresentados às fotos produzidas pelo Dr. Emoto em suas pesquisas com as águas de Caxambu. Em cada parada Emoto celebrava rituais em homenagem à água, sempre ressaltando a necessidade de uma conscientização cada vez maior com a preservação e a importância do reconhecimento da água como uma “mensagem divina”, e que consequentemente nos aproxima de nossa ligação pessoal com Deus e diretamente com a Paz. O evento contou com o ritual realizado em outras partes do mundo, como Russia, Israel, EUA e Japão, onde Dr. Masaru entoa cânticos no idioma japonês e reza prece agradecendo as águas. A prece diz: “Água eu sinto. Água me perdoe. Água Obrigado. Água, te amo.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...