Pular para o conteúdo principal

INTERNAUTA NÃO SABE RECONHECER SE UM SITE É VERDADEIRO OU FALSO


A cada dez brasileiros que usam a internet, pelo menos sete não sabem reconhecer um site fraudulento, o chamado phishing. Segundo pesquisa da VeriSign, que colocou lado a lado imagens de um site verdadeiro e um falso, 73% das pessoas não reconheceram um site falso que tinha erros de ortografia. Com 73% das pessoas não conseguindo identificar os erros ortográficos que denunciariam o site de phishing. Os outros sinais indicadores de segurança que também não foram observados são o cadeado ao lado da barra de navegação e o endereço diferente do nome oficial do site. Além disso, 36% das pessoas não perceberam que a página solicitava dados que normalmente não pedidos pelos sites das empresas.

O professor de questões jurídicas no comércio eletrônico da Faculdade Estácio de Sá, Bernardo Menecucci, diz que a maior parte das fraudes tem origem em um descuido do internauta. "O usuário não protege seu computador ou não adota medidas simples, que podem resguardá-lo", diz.  Entre essas medidas estão não fornecer senhas, dados bancários ou outras informações pessoais, não clicar em links enviados por e-mail - 90% das fraudes têm origem em e-mails suspeitos - e não usar computadores públicos, como os de lan houses para operações bancárias ou compras. "Internet é muito intuitivo, mas a pessoa tem que pensar antes de clicar em algum link", afirma. 

Outro procedimento indicado é documentar as operações, imprimindo ofertas e comprovantes de pagamento e e-mails trocados com a empresa. E não se esquecer que bancos e outras empresas nunca solicitam dados por e-mail.

Reaver o prejuízo é tarefa difícil, dizem especialista
 Receber de volta o dinheiro desviado em uma transação online ou pago a uma falsa loja virtual é difícil, diz o professor de direito da Estácio de Sá, Bernardo Menecucci. "As instituições financeiras protegem seus sistemas e o erro (que dá origem à fraude) costuma ser do usuário. . E, em geral, o banco só se responsabiliza se a falha for dele", diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...