Pular para o conteúdo principal

SJDR É REFERÊNCIA NA DOAÇÃO E RECEPÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Último caso ocorreu com jovem de 17 anos


São João del-Rei está entre as cidades que mais contribuem para alavancar o número de doações e recepções de órgãos e tecidos na região da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. A informação é do coordenador da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Orgãos e Tecidos da Zona da Mata, Joseth Fredric Whitaker. O último caso de doação aconteceu na semana passada na Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei quando os pais do adolescente Iago Gabriel Vieira Andrade, de 17 anos, optaram por doar os órgãos do filho após constatada morte encefálica decorrente de três tiros que atingiram o rapaz no dia 23. “A doação era uma coisa que meu filho sempre deixou claro que era a favor, eu quis atender esse desejo dele, por isso concordamos”, explicou Vera Lúcia Vieira Silva.

Segundo o neurointensivista Jorge Luiz Paranhos, atitudes como a de Vera têm se tornado frequentes na cidade, o que faz com que São João del-Rei sobressaia estatisticamente em relação ao restante do Estado e do país, o médico credita o sucesso às campanhas de conscientização realizadas entre os pacientes. “Antes de começarmos a distribuir as cartilhas e conversar com os pacientes, o nosso número de doadores era cerca de 25% dos casos de morte encefálica. Hoje esse percentual subiu para 85%, em média, enquanto o percentual nacional está em 45%”, comemorou. Para o coordenador do Central de Notificação, o fato merece destaque. “A movimentação está aumentando, o MG Transplante busca ampliar, a cada dia, o número de doações. Enfrentamos dificuldades por ser um processo multidisciplinar que envolve muitas pessoas e muitos recursos, mas ainda assim, estamos evoluindo”, afirmou.

A retirada das córneas e rins do rapaz aconteceu na madrugada do dia 30 e, segundo Vera, a espera para a concretização do processo não foi fácil para a família. “É meio complicado por ser burocrático. Existe aquela papelada toda, comunica aqui, comunica ali. Isso causa um desgaste para a família porque já é uma situação emocional horrível, a gente fica muito ansiosa e chega a perder a noção do tempo”, afirmou. No caso de Iago, Whitaker explicou que questões específicas contribuíram para a demora na retirada dos órgãos. “Esse caso foi excepcionalmente mais prolongado porque os exames são muito rigorosos, a legislação é muito rígida e deve ser assim para que a vida seja respeitada. Além disso, o paciente apresentou níveis de sódio acima de 180, quando o normal é até 155.

 Houve uma tentativa, durante três dias, de diminuir essa taxa através de medicamentos porque o elevado índice de sódio no corpo inviabiliza a recepção dos órgãos que podem não responder no corpo do paciente que recebe o transplante”, explicou. De acordo com a administração da Santa Casa, a instituição foi credenciada para a captação de órgãos pela Portaria nº26 do Ministério da Saúde, de 9 de fevereiro de 2009. O hospital é o único da região habilitado para esse tipo de procedimento.
da Gazeta de São João Del Rei

Comentários

Ministério disse…
Olá blogueiro,
É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...